Equipes dão início ao desafio Hacker Cidadão na Emprel
E foi dada a largada à 4º edição da maratona de programação Hacker Cidadão. São 60 desenvolvedores e profissionais de áreas afins, divididos em 12 equipes, dispostos a encontrar soluções para o Recife usando um dos conceitos mais atuais da tecnologia: a Internet das Coisas. O desafio é promovido pela Prefeitura do Recife por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel). Agora, durante 24 horas as equipes seguirão com seus trabalhos na sede da Emprel e apresentarão os resultados neste domingo (14), quando também será anunciado o nome das cinco equipes finalistas.
A Emprel fechou uma parceria com o Instituto de Inovação Tecnológica EmbarqueLab e está fornecendo alguns sensores para utilização dos participantes. Estão disponíveis para consulta sensores de temperatura, pressão, chuva, ultrassom, luminosidade, umidade e presença. Junto às informações do Portal Dados Abertos do Recife, as equipes podem desenvolver aplicativos (mobile ou web) ou um software embarcado aplicado a algum objeto.
O desafio começou com uma explicação geral do coordenador do desafio, Breno Alencar. A partir de então, as equipes puderam começar a pensar sobre seus projetos. Monitores estão disponíveis durante todo o período para tirar dúvidas e orientar os participantes.
O grupo Bike Data formado por cinco estudantes da área de computação, já nas três primeiras horas de competição estavam com a ideia formada e estratégias montadas. O projeto deles prevê utilizar o Bike PE, ação que distribuiu na cidade diversas bicicletas que podem ser alugadas pela população temporariamente, com estações nos principais pontos de grande circulação de pessoas. A ideia é desenvolver um cubo com diferentes sensores acoplado no veículo e disponibilizar online as informações sobre a qualidade das ruas.
“O tema da mobilidade surgiu aqui quando sentamos e conversamos. Inicialmente, a ideia era unir todos os sensores e ter dados da maior parte da nossa cidade. Por isso, resolvemos fazer o projeto com bikes”, contou o participante Lucas Cavalcanti.
Ao final, uma comissão julgadora composta por 10 pessoas vai avaliar os projetos seguindo os quesitos de inovação, impacto para a cidade (pessoas / serviço) e viabilidade técnica. Durante toda esta semana, os finalistas poderão evoluir tecnicamente os projetos. O FabLab Recife, parceiro na ação, dará até dois dias de uso no laboratório de prototipação por equipe.
A 2º etapa da competição acontece durante a Campus Party Weekend, nos próximos dias 20 e 21 de agosto. A apresentação acontece no sábado (20) e o resultado final sai às 11h do domingo (21). O prêmio para o 1º colocado será de R$ 3.000,00, o 2º R$ 2.000,00 e o 3º R$ 1.000,00.
Campus Party Weekend Recife - O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto com programação simultânea de palestras, workshops, desafios, educação digital, empreendedorismo e áreas de robótica e drones. A estrutura do evento vai contar com quatro palcos (principal, inovação, ciência e empreendedorismo), dois espaços para workshop, um espaço para desafios (com programações, discussões e mentorias), além de uma sala de educação digital. Outra novidade deste ano é a realização de uma etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica durante os dias do evento.