Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 13.08.18 - 11h13

Recife discute combate às mudanças climáticas em evento nesta terça-feira (14)

Workshop reúne representantes locais e especialistas para discutir infraestrutura sustentável e acesso a financiamento para ações pelo clima na cidade

 

Para sensibilizar atores estratégicos e ampliar a governança da agenda climática no contexto local, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a Prefeitura de Recife realizam, nesta terça-feira (14), às 14h, o “Workshop: infraestrutura sustentável e o acesso ao financiamento climático”. O evento, que ocorre no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife, faz parte da segunda fase do projeto internacional Urban LEDS II: Acelerando a Ação Climática por meio de Estratégias de Desenvolvimento de Baixo Carbono, que visa apoiar cerca de 60 cidades do mundo na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris.

“Aqui, no Recife, estamos desenvolvendo ações e políticas de enfretamento e adaptação ao aquecimento global há quase seis anos, e tratamos este tema como prioridade. Temos como foco a busca por consolidar o crescimento da cidade em bases sustentáveis e oferecer à população mais qualidade de vida. Este workshop marca o início de uma nova etapa do Projeto Urban LEDS, em que vamos avançar na implementação do Plano de Redução de Emissões de Gases e Efeito Estufa, com apoio para acessar recursos internacionais”, pontua o prefeito Geraldo Julio.

O projeto promove a cooperação entre governos locais e, a partir de suas experiências, demonstrar em fóruns globais o potencial existente para investimento em projetos climáticos das cidades. Na sua segunda fase, Urban LEDS terá especial foco na geração de modelos de projetos financiáveis, escaláveis e replicáveis a partir de estratégias, em setores como mobilidade, resíduos, energia e infraestrutura urbana sustentável.

“O ICLEI vai oferecer apoio técnico para que as cidades possam avançar em duas frentes complementares: a primeira é revisitar as políticas implementadas na primeira fase do projeto e, em outra frente, ajudar as cidades a identificar uma política pública e acelerar a implementação dessa medida gerando impacto positivo no território”, manifestou o secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

Durante a primeira fase do Urban LEDS, entre 2012 e 2016, a Prefeitura de Recife recebeu o apoio técnico do ICLEI América do Sul para a criação do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas (COMCLIMA), elaboração do 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Plano de Desenvolvimento de Baixo Carbono do Recife, incluindo metas de reduções de emissões).

Além disso, com apoio da iniciativa, foram realizadas capacitações sobre construções sustentáveis em prédios públicos, transporte de baixo carbono, gestão sustentável de resíduos e adaptação e resiliência. Também, foram articulados financiamentos de projetos com bancos de desenvolvimento como Global Environment Fund (GEF), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Caixa Econômica Federal, Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Global Insfrastructure Basel (GIB).

 

Sobre o projeto:

O projeto Urban-LEDS II: Acelerando a ação climática por meio da promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono é implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e ONU-Habitat e financiado pela Comissão Europeia. Na sua segunda etapa, o projeto abrange quatro novos países - Colômbia, Ruanda, Laos e Bangladesh-, além dos quatro países participantes da primeira etapa - Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul.

Com um investimento de 8 milhões de euros, o projeto apoiará aproximadamente 60 cidades ao redor do mundo, na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. No Brasil, 8 cidades participam do projeto desde a primeira fase (2012-2016): Betim/MG, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Sorocaba/SP.

Saiba mais, acessando o site do projeto: urbanleds.iclei.org/

 

Sobre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade

O ICLEI é a principal rede global de mais de 1.500 cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável. Por meio de esforços coletivos, impacta mais de 25% da população urbana global. Os Governos Locais e Regionais da Rede ICLEI trabalham em conjunto com uma equipe diversa de especialistas globais em 22 escritórios ativos em 124 países. Juntos, abordam os impactos locais de mudanças globais sem precedentes, da mudança climática à urbanização, com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano com menor impacto possível nos sistemas globais e construir comunidades centradas nas pessoas e equitativas.

O Secretariado para América do Sul conecta seus mais de 60 governos associados em oito países a este movimento global. Ao longo destes anos, destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros. Conheça mais: www.iclei.org/sams

 

Serviço

O quê: Recife debate infraestrutura sustentável e o acesso a financiamentos internacionais para ações nas cidades.

Quando: nesta terça-feira (14), às 14h.

Onde: auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife.