Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Assistência Social | 13.08.21 - 17h16

Conselheiros Municipais de Assistência Social do Recife participam de formação

Os 24 itegrantes do CMAS participaram de formação que foi realizada em formato híbrido, durante dois dias.

 

Conselheiros titulares e suplentes da gestão do biênio 2021-2023 do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) do Recife participaram de uma formação, nesta quinta (12) e sexta-feira (13), promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife (SDSDHJPD). A formação aconteceu em formato híbrido, presencialmente no Compaz Dom Helder Câmara, em Joana Bezerra, e com transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet.

O objetivo da capacitação é promover a educação permanente no Sistema Único da Assistência Social (SUAS), além de oportunizar o diálogo sobre o papel do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e as funções dos conselheiros. A facilitação do evento foi conduzida por Edson Lima, atual presidente do CMAS e gestor de regulação do SUAS.

“O CMAS é um órgão deliberativo, como Instância de Controle Social. Dentro da administração pública, existem alguns princípios que nos norteiam, como legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência, e estes também devem nortear o conselho”, reforçou Edson.

O gestor público e presidente do CMAS também afirmou que, na atual gestão, vários conselheiros nunca participaram de um conselho antes e, por isso, facilitar esse momento é fundamental. “A visão do Conselho é fiscalizar e normatizar a política da assistência de forma equilibrada e equitativa em relação a todos os serviços da rede socioassistencial para deixar a assistência social como ela deve ser para quem dela necessita”, concluiu.

Jailson Santos, que é conselheiro representante da sociedade civil e usuário da rede de atenção do SUAS, participou da formação no formato presencial, no Compaz Dom Helder Câmara. “Estamos muito empolgados para aprender e contribuir, trazendo para o Conselho a visão das pessoas que utilizam os serviços da rede socioassistencial. A formação é um momento muito importante de crescimento, por estarmos participando efetivamente do controle social, e de muito trabalho, para que a gente consiga estimular e instituir as políticas públicas no SUAS”,  contou Jailson.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é um órgão de caráter permanente e natureza colegiada, de comando único, deliberativo e paritário entre representantes do Governo Municipal e da sociedade civil, e constitui órgão normativo, articulador e coordenador da política de assistência social no âmbito do Município do Recife, tendo seu funcionamento regulado por Regimento Interno. O CMAS é composto por 24 membros titulares e respectivos suplentes, governamentais e não governamentais, para um mandato de dois anos.