Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 13.08.22 - 08h58

Novas produções em cartaz no Hermilo Borba Filho

img_alt

De amanhã (13) até o próximo dia 19, os espetáculos “Ao Paraíso” e “Arranca!” serão apresentados em quatro sessões gratuitas. As montagens são resultado dos editais públicos de fomento Aprendiz em Cena e Solo do Outro (Foto: Marcos Pastich/Arquivo PCR)

Confirmando o compromisso de fomentar as artes cênicas na cidade, o Teatro Hermilo Borba Filho, mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será palco para duas estreias de produções locais inéditas, entre os próximos dias 13 e 19 de agosto. As montagens “Ao Paraíso” e “Arranca!” são o resultado dos editais Aprendiz em Cena e Solo do Outro, realizados pelo Centro Apolo Hermilo, para apoiar grupos, coletivos e artistas na missão de empreender cultura e arte no Brasil.

 

Com texto e direção de Valécio Bruno, “Ao Paraíso” será o primeiro espetáculo a estrear, com sessões amanhã (13) e domingo (14), às 19h. A história é protagonizada pelo herdeiro de uma funerária que, junto com sua esposa e o amante dela, administra o negócio moribundo e vê seu destino mudar de rota, após a chegada de um misterioso andarilho na cidade. O argumento é inspirado no conto “Eu, agente funerário”, que apresenta enredo semelhante ao da peça “Um paroquiano inevitável”, ambos de autoria de Hermilo. Com Sandra Rino, Samuel Lira, Pascoal Filizola e Inácio Dantas no elenco, o espetáculo tem cenografia de Cláudio Lira, luz de Natalie Revoredo, figurinos de Paulo Pinheiro, trilha sonora original e produção de Rodrigo Guilherme e Valécio Bruno.

 

Com direção de Domingos Júnior, “Arranca!” terá duas apresentações: nos dias 18 e 19 de agosto, também às 19h. O enredo é inspirado no capítulo “O Livro dos Mortos” da obra “Agá”, de Hermilo Borba Filho. Traz a corporeidade das danças de rua e da cultura popular, apresentando um Nordeste futurista. Com Domingos Júnior, Íris Campos e Marcelo Sena, suas dores e lutas, em cena.

 

Os espetáculos serão gratuitos, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro. 

 

Ao Paraíso - Ficha Técnica

Texto e Direção: Valécio Bruno

Elenco: Inácio Dantas, Pascoal Filizola, Samuel Lira e Sandra Rino

Cenário: Cláudio Lira

Figurino: Paulo Pinheiro

Luz: Natalie Revoredo

Trilha Sonora Original: Rodrigo Guilherme e Valécio Bruno

Programação Visual: Felipe Prado

Assistente de Produção: Raphito Oliveira

Comunicação e Produção: Valécio Bruno e Rodrigo Guilherme

 

Arranca! - Ficha Técnica

Direção geral: Domingos Júnior

Co-direção: Íris Campos e Marcelo Sena

Intérpretes-criadores: Domingos Júnior, Íris Campos e Marcelo Sena Coordenação de pesquisa: Domingos Júnior

Pesquisadores: Íris Campos e Marcelo Sena

Coordenação de Produção: Canela Vermelha Produção

Produção Executiva: Criativo Soluções | Danilo Carias

Iluminação: João Guilherme de Paula

Pesquisa e Concepção do Figurino: Maria Agrelli e Gabi Holanda

Oficineira: Agrinéz Melo

Trilha sonora original: Marcelo Sena

Operação de som: Wagner Montenegro

Identidade visual: Aurora Jamelo

Vídeo e Edição: Caldo de Cana Filmes