Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.08.22 - 08h59

Prefeitura do Recife inicia vacinação contra covid-19 em crianças com 3 anos neste sábado (13)

img_alt

A imunização deste público poderá ser feita sem necessidade de agendamento, a princípio, nos quatro centros de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, e estão montados no Sítio Trindade, em Casa Amarela; no Shopping Boa Vista, na área central da cidade; e no Shopping Recife e Parque Dona Lindu, ambos em Boa Viagem. (Foto: Ikamahã/SESAU Recife)

A Prefeitura do Recife vai iniciar a vacinação contra covid-19 em crianças com 3 anos, a partir deste sábado (13). A imunização deste público poderá ser feita sem necessidade de agendamento, a princípio, nos quatro centros de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, e estão montados no Sítio Trindade, em Casa Amarela; no Shopping Boa Vista, na área central da cidade; e no Shopping Recife e Parque Dona Lindu, ambos em Boa Viagem. Para receber o imunizante, é preciso realizar o cadastro da criança no site ou aplicativo do Conecta Recife. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 21.495 crianças deste grupo - das quais 4.325 já estão inseridas na plataforma. 

 

A partir da próxima segunda-feira (15), a vacinação das crianças nesta faixa etária também estará disponível por demanda espontânea nas mais de 150 unidades de saúde da Rede Municipal da Secretaria de Saúde que também aplicam a vacina anticovid. Estes locais funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h. A lista completa pode ser conferida neste link: https://bit.ly/3PjjP1N

 

A vacina utilizada nos meninos e meninas com 3 anos será a Coronavac/ Butantan, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal das crianças é feito em duas doses, com intervalo de 28 dias, e segue a mesma dose utilizada nos adultos. Crianças imunossuprimidas devem tomar o imunizante. É importante frisar que não há necessidade de intervalo entre as doses das vacinas do calendário de rotina e o imunizante da covid-19.

 

Esta definição foi apresentada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizado na tarde desta sexta-feira (12).

 

No ato do cadastro no Conecta Recife, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. 

 

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

 

No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. Como forma de incentivar o hábito da leitura, a criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.