Grupo de Trabalho dará apoio às mulheres de terreiro
Um Grupo de Trabalho voltado para o fortalecimento de políticas públicas em prol das mulheres de terreiro será criado, ainda este ano, pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (1º), durante reunião realizada no 8º andar edifício-sede da PCR (Bairro do Recife). Na ocasião, ficou decidida a composição do GT: representantes das mulheres negras, dos terreiros das Regiões Político-Administrativas do Recife (RPAs) e ainda de diversas secretarias municipais.
A secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, que presidiu a reunião, informou que “o GT tem atuação prevista de um ano e deve ser inaugurado em novembro, por ocasião das comemorações do mês da Consciência Negra”. Engajadas no Grupo de Trabalho estarão mulheres das seguintes secretarias: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; Saúde; Educação, Esporte e Lazer; Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Assistência Social; Meio Ambiente; Comunicação; Cultura; Habitação; Especial de Gestão de Planejament; e Serviços Públicos.
As representantes das mulheres de terreiro serão escolhidas na segunda feira (05), durante reunião na Casa da Cultura, no bairro de São José. Outra reunião para tratar do assunto também está marcada para a quinta-feira (08), na Secretaria da Mulher.
A ideia de criar um Grupo de Trabalho voltado para o apoio às mulheres de terreiro surgiu durante o 5º Encontro Norte e Nordeste de Mulheres Negras, realizado no Recife, durante o mês de julho.