NOTÍCIAS

Cultura | 13.09.12 - 16h07

Experiência da Defesa Civil do Recife é apresentada na Alemanha

Entre os dias 14 e 20 deste mês, o trabalho da Defesa Civil do Recife, considerado referência nacional em todo o Brasil, ganhará espaço em dois importantes eventos realizados fora do País. Na próxima sexta-feira (14), a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, e a diretora de Desenvolvimento Social do órgão municipal, Patrícia Albuquerque, participarão do Workshop Prevenção de Riscos por Entidades Não-Policiais, que acontece no distrito de Ahrweiler, na Alemanha. E na próxima semana (dias 19 e 20), elas seguem para a cidade de Bonn, no mesmo país, onde será realizado o Congresso Europeu de Defesa Civil.

O workshop (que vai de 14 a 18 deste mês) é promovido pelo Departamento Federal de Defesa Civil da Alemanha e pelo grupo Engagement Global. Durante o evento, as gestoras se integrarão à comitiva do Instituto Federal de Gestão de Crises, Planejamento de Contingências e Defesa Civil (AKNZ) da Alemanha para discutir, com representantes da área de vários países, sobre os avanços da defesa civil em todo o mundo. Técnicos de países como África, Polônia e Reino Unido (além da própria Alemanha) abordarão temáticas diversas: Gerenciamento de Risco; Monitoramento com Satélite; Comunicação em situação de riscos e crise; Prevenção de infecções; Gestão psicossocial de crises; Planejamento de um mega-evento nacional em diversos níveis (avaliação e procedimentos operacionais); Estrutura de comando; Gestão de treinamento.

Na manhã do dia 16, Keila Ferreira e Patrícia Albuquerque apresentam o Comando de Incidentes e Gerenciamento de Risco, abordando sobre o trabalho realizado pela Defesa Civil na proteção da população, inclusive focando em grandes eventos, como a Copa do Mundo da Fifa, que, em 2014, chega ao Brasil. Ao longo de todo o dia, comitivas de outros estados brasileiros também apresentarão suas experiências, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais. Nos dias 19 e 20, na cidade de Bonn, as gestores participarão do Congresso Europeu de Defesa Civil, para partilhar com gestores da área em todo o mundo, sobre as experiências do Recife com seu modelo de gestão de risco e os resultados obtidos ao longo dos últimos anos.