Secretaria de Saúde amplia a oferta de próteses dentárias para a população
Número de peças entregues pelo Município passará das atuais 30 para 700
Por Tádzio Estevam
A Secretaria de Saúde do Recife irá reforçar o tratamento dentário oferecido, gratuitamente, à população a partir desta sexta-feira (14). As ações compõem o Plano de Expansão de Prótese Dentária, que irá ampliar o fornecimento de próteses (totais e parciais) no Município, saindo da média atual de 30 para 700 peças ao mês, beneficiando aproximadamente 8.400 pessoas por ano. O lançamento do programa municipal de próteses acontecerá na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, a partir das 9h. O evento contará com a presença do coordenador Geral do Programa de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca.
O plano de expansão é uma ação intersetorial do Plano Brasil Federal, incluindo o Plano Brasil Sorridente, que visa zerar a necessidade de prótese da população carente. Por esse motivo, o serviço de saúde bucal oferecido pela secretaria foi requalificado em suas estruturas físicas, a exemplo da policlínica que teve as sete salas do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) reformadas, com todos os equipamentos trocados por novos (cadeira odontológica) e pintura. Com isso, o centro passou para a categoria tipo III, ou seja, passa a oferecer um número maior de atendimentos nas especialidades.
O programa municipal de próteses funcionará em duas linhas de atuação. A primeira linha consistirá na fabricação das próteses. Das 700 previstas, uma centena do tipo total será confeccionada mensalmente no Laboratório Municipal de Prótese Dentária, que funciona na própria policlínica. Essas peças serão destinadas a grupos específicos como moradores de residências terapêuticas, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e grupos de idosos. As outras 600 peças restantes terão sua produção terceirizada. Para isso, o Ministério da Saúde destinou R$ 720 mil. A segunda linha de atuação compreende o atendimento clínico. Uma equipe de dentistas protesistas fará a moldagem para a confecção das próteses e os ajustes.