Educação recebe especialistas do Banco Mundial para oficina de eficiência em gestão
Mais de 30 gerentes e técnicos da Secretaria de Educação cursam, até segunda-feira (16), oficina do Banco Mundial para melhorar a eficiência das políticas públicas educacionais. Pela primeira vez, especialistas da instituição vêm ao Recife para realizar a formação, que tem lugar no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.
Além de enfatizar o aperfeiçoamento dos programas financiados pela instituição na Secretaria de Educação, a oficina aborda como avaliar o impacto de políticas públicas na educação. Os especialistas do Banco Mundial buscam demonstrar aos servidores novas formas de construção de resultados com a introdução de técnicas atuais de avaliação.
O Banco Mundial já oferece à Secretaria de Educação do Recife, por meio do Fundo Estratégico do Banco Mundial para Avaliações de Impacto (SIEF), diversas outras oficinas e assistência técnica para incrementar o aproveitamento dos programas desenvolvidos na capital recifense.
Na formação desta semana, estão sendo avaliadas três políticas financiadas pela instituição internacional na cidade: os programas de aceleração de fluxo escolar Se liga e Acelera, a formação continuada especializada de professores e a extensão da jornada escolar.
“Essa parceria com o Banco Mundial traz muitos benefícios para nossos programas, pois, a partir dessas novas metodologias de avaliação, os gestores e técnicos da secretaria vão contribuir para oferecer uma melhor qualidade de ensino na cidade”, ressaltou o secretário executivo de Gestão da Rede, Francisco Luiz dos Santos.
O especialista sênior em educação do Banco Mundial Michael Drabble ressaltou que a oficina pretende otimizar a gestão. “Nossa vinda tem como finalidade auxiliar os gestores e técnicos da Secretaria de Educação do Recife na implantação de práticas de monitoramento dos programas financiados. Não queremos só investir por investir, mas sim alcançar um melhor aproveitamento dos recursos e, assim, conseguir qualidade de aprendizagem dos estudantes.”