NOTÍCIAS

Cultura | 13.09.13 - 17h34

PCR implantará corredor integrado de praças e parques às margens do Capibaribe

[caption id="attachment_38353" align="alignleft" width="680"] Geraldo: “A convivência com o rio se perdeu com o tempo e hoje estamos promovendo a aproximação das pessoas com o rio". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio assinará no fim deste mês um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a elaboração do projeto do Parque Linear do Capibaribe. Trata-se de um corredor de integração de praças e parques, orientado pelo eixo do rio; com calçadas, ciclovias, arborização e articulação com o projeto de navegabilidade do Estado, cujas estações de embarque e desembarque tiveram a sua construção autorizada nesta sexta-feira (13) pelo governador Eduardo Campos.

O corredor promoverá acessibilidade e a mobilidade urbana por transporte não motorizado (ciclovias e passeios de pedestres). A ciclovia passará pelos bairros da Várzea, Caxangá, Dois Irmãos, Iputinga, Apipucos, Monteiro, Poço da Panela, Santana, Cordeiro, Torre,  Parnamirim, Jaqueira, Graças, Derby, Madalena, Ilha do Retiro, Ilha Joana Bezerra, São José, Afogados, Ilha do Leite, Coelhos e Boa Vista.

A UFPE estudará as alternativas de interligação de áreas verdes e livres numa extensão de 30,6 quilômetros de margens do Rio Capibaribe, do bairro da Várzea até a Ponte 06 de Março. O objetivo é construir um plano para conservação das bordas do rio, através de sua integração à dinâmica urbana.



Na manhã de hoje, antes da assinatura da ordem de serviço para construção das estações, Geraldo Julio, Eduardo Campos e o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, vistoriaram de barco os locais onde ficarão os equipamentos. “A mobilidade urbana no Recife mexe na vida de muita gente. Para uma mudança no sistema de deslocamento na cidade temos que utilizar uma abordagem ampla, oferecendo diversas alternativas para que as pessoas possam se locomover com qualidade”, destacou o prefeito.

Geraldo Julio também mencionou o papel fundamental das intervenções iniciadas hoje. “Vemos aqui o cuidado com o meio ambiente, com a retirada de toneladas e toneladas de material contaminado, através dessa dragagem que está limpando nosso rio”, salientou.

O prefeito encerrou sua fala reforçando que, por meio da navegabilidade do Capibaribe, os recifenses voltarão a ter contato com o rio. “A convivência com o rio se perdeu com o tempo e hoje estamos promovendo a aproximação das pessoas com o rio. Tenho certeza que esta obra será de grande importância para melhorar a nossa cidade”, concluiu Geraldo Julio.

[caption id="attachment_38355" align="alignleft" width="680"] O governador Eduardo Campos autorizou a construção das estações de embarque e desembarque. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O governador Eduardo Campos ressaltou a importância da obra e o papel do Município em ações integradas para o sucesso do projeto. “Estamos resgatando a possibilidade de o rio servir à cidade. Temos obras importantes de saneamento no Recife. Vimos aqui ao longo desse percurso muitas palafitas. Mas sei da luta, do compromisso; vi conjuntos habitacionais sendo feitos, dando às pessoas condições dignas de habitação”, pontuou.