Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 13.09.18 - 16h30

Dia Mundial da Limpeza vai reunir cerca de 400 voluntários no maior mutirão de coleta de resíduos no Recife

Ação é coordenada pela Limpa Brasil, com apoio da Celpe, do Metrô, da Uninassau e da Prefeitura do Recife, que inaugura - no mesmo dia - um CAT Ambiental em Boa Viagem.

No dia 15 de setembro, sábado, será realizada a maratona mundial de limpeza World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza). Na data, milhões de voluntários em 150 países e mais de 300 municípios no Brasil se unirão com sua energia, boa vontade e preocupação com o meio ambiente para limpar seus países da poluição causada por resíduos.

As ações no Recife, que começaram na última quarta (12), seguem nesta sexta (14) e sábado (15). O ponto auge ocorre no fim de semana, quando serão realizados mutirões de limpeza por voluntários em vários pontos da cidade. Além de integrar essa grande mobilização, a Prefeitura do Recife inaugura, às 16h, um CAT Ambiental (Centro de Atendimento ao Turista – Ambiental), em Boa Viagem. O equipamento vai orientar moradores e visitantes sobre os atrativos da cidade e sensibilizá-los a respeito da preservação da praia, em especial a importância de se destinar corretamente os resíduos. 

A programação, no dia 15, começará por volta das 8h e contará com voluntários realizando de coleta de resíduos em quatro locais: praia de Boa Viagem, Avenida Conde da Boa Vista, Praça do Diário e Estação do Metrô do Recife. Na orla, a Uninassau ainda levará descontração para o ponto do mutirão, com aulas de alongamento, zumba, entre outras. No metrô, uma equipe da Celpe estará com o programa Vale Luz, que incentiva a troca de materiais recicláveis por descontos na conta de luz.

Já no Centro, antes de iniciar as atividades de coleta, haverá uma mesa redonda, com Ellen Fernanda (do Bate-papo Sustentável), Dona Rosa (Cataki), Tião Santos (Limpa Brasil) e Susyane (UFPE). Aberto, o debate acontece na sede da Fafire, onde ficará o ponto de concentração da iniciativa na região. A Prefeitura do Recife fará parte das ações através das secretarias de Educação, Saneamento, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

Os interessados em participar dessa “faxina coletiva” poderão se engajar de duas formas: levando o material reciclável de sua casa e entregando em qualquer um dos quatro pontos de coleta; ou retirando num desses pontos um kit contendo um saco de 100 litros e luvas para coletar o material reciclável que estiver descartado incorretamente. Ao final, todo material reciclável recolhido será levado pela Emlurb às cooperativas de catadores da cidade. 

 

CAT Ambiental - O Recife vai ganhar um novo espaço para despertar consciência ambiental e divulgar os atrativos da capital pernambucana. Neste sábado (15), dentro das comemorações pelo Dia Mundial da Limpeza, a Prefeitura do Recife vai inaugurar o CAT Ambiental, com uma série de atividades, a partir das 16h, que inclui palestras com Tião Viana (Limpa Brasil), esquete teatral e apresentação do Maracatu Estrela do Mar. O equipamento fica na Praça do Segundo Jardim de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade eficará aberto das 10h às 20h, sempre de terça-feira a domingo, com dois atendentes bilíngues. 

Fruto de uma ação conjunta entre as secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) e de Turismo, Esportes e Lazer (SETUREL), o CAT Ambiental funcionará de terça a domingo, e nos feriados, sempre das 9h às 17h. Técnicos e arte-educadores da SDSMA realizarão atividades lúdicas e educativas no espaço. Contudo, os dias úteis serão dedicados a receber grupos de 10 a 20 estudantes de escolas públicas e privadas pré-agendados. Já nos finais de semana e feriados, a programação será aberta ao público e seguirá o calendário ecológico.

Na unidade, as pessoas terão acesso a materiais informativos (folder, vídeos, etc) sobre como contribuir para a preservação da fauna e flora marinha. Também serão sensibilizados a respeito dos danos causados ao meio Ambiente pelo descarte irregular de lixo nas ruas e na praia. Para agendar visitas guiadas por educadores ambientais, os interessados devem entrar em contato com o setor de educação Ambiental da SDSMA pelo telefone: 3355.5808.

Estação do Metrô – Nesta sexta-feira (14), na Estação do Metrô, das 10h às 15h, alunos da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra farão uma manifestação teatral chamando a atenção para a importância do descarte correto do lixo. O Youtuber recifense Ítalo Senna, do canal "Tá Gravando?", também estará presente pela manhã interagindo com os usuários que, quando questionados sobre a forma que descartam seus resíduos, receberão o selo “Tem Técnica” se disserem que descartam de forma correta e “Leigo” se disserem que descartam de forma incorreta. Além disso, será instalado um Lixômetro na estação, um coletor de lixo de 2,80 metros de altura, que permitirá aos usuários visualizarem a quantidade de resíduos descartada irregularmente no metrô. Outra atividade programada é a catação de resíduos na via durante o horário comercial, atividade que sempre é feita durante a madrugada.

Ação na escola - Abrindo às comemorações do Dia Mundial da Limpeza, a Escola Municipal de Santo Amaro deu uma aula de cidadania e realizou uma série de ações para lembrar a data nesta quarta-feira (12). As ações incluíram palestra com o ex-catador de materiais recicláveis, Tião Santos, famoso por ser um dos protagonistas do documentário “Lixo Extraordinário”, de Vik Muniz, e coleta seletiva que envolveu mais 50 estudantes do 3º ao 5º ano.

 

Programação:

Sábado (15|09)

Praia de Boa Viagem

09h30 Concentração Posto 07
09h45 Alongamento/ zumba
10h15 Divisão dos grupos e mutirão
12h Separação e triagem
12h30 Encerramento

Segundo Jardim de Boa Viagem

16h - Conversa Ambiental com Tião Viana - Limpa Brasil
16h30 - Esquete Teatral Mude o Pensamento (Turma Mangue e Tal)
17h – Inauguração do CAT- Ambiental
17h20 - Apresentação Maracatu Estrela do Mar - Centro Escola Mangue

 

Avenida Conde da Boa Vista

8h00 Palestra/mesa redonda: Ellen Fernanda -Bate papo Sustentável, Dona Rosa - Cataki, Tião Santos e Susyane UFPE, na Fafire.
9h00 Mutirão: 5 grupos. (subgrupo por material)
10h30  Pesagem dos materiais: Celpe - Vale Luz
11h00 (retorno de desconto em entidades carente)


Praça do Diário

8h Concentração
8h30 Apresentação da Proposta
8h45 Divisão dos grupos
9h Mutirão
10h Retorno dos grupos
10h15 Separação e triagem
11h Encerramento

 

Estação do Metrô do Recife

8h Concentração
8h30 Apresentação da Proposta
8h45 Divisão dos grupos
9h Mutirão
10h Retorno dos grupos
10h15 Separação e triagem
Troca de material reciclável na tenda do Vale Luz
11h Encerramento

 

Confira a lista com todas as ações em Recife e em todo o Brasil: www.limpabrasil.org

No mundo todo

Esta ação global, liderada por cidadãos, unirá as comunidades locais que estão lutando com os desafios de resíduos mal geridos e descartados da pior maneira possível, como os que são despejados em lixões ilegais, que vão parar em praias, rios, florestas, ruas e terrenos. A ação está sendo impulsionada pelo movimento cívico Let's do it! World!, que iniciou ações de limpeza em 113 países ao longo da última década, com a participação de mais de 20 milhões voluntários no total.

Aqui no país, o Limpa Brasil é o responsável por organizar e coordenar as ações em território nacional. (Confira a lista com os endereços e horários das ações em: www.limpabrasil.org). A organização conta com o apoio fundamental da Neoenergia, por meio de suas subsidiárias Coelba (Bahia) e Celpe (Pernambuco), as quais possuem o programa Vale Luz, que incentiva a troca de materiais recicláveis por descontos na conta de luz e que vem proporcionando a cidade diversas ações desde março. As ações ainda contam com a cobertura e divulgação da Globo Nordeste e apoio do Instituto Ser (Uninassau), em nível Brasil, e da Prefeitura do Recife.  

Dia da Mundial Limpeza (World  Clean Up Day) - O movimento começou na Estônia, pequeno país localizado no norte da Europa, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Por isso, a sede do World Cleanup Day 2018 será em Tallinn, capital da Estônia. Dali serão feitas as atualizações sobre o desenvolvimento das ações de limpeza em todo o mundo nas 30 horas em que elas serão realizadas em cada canto do planeta. A equipe do Dia Mundial da Limpeza estará a disposição para mostrar o que está acontecendo em todos os 150 países distribuindo atualizações regulares sobre as últimas estatísticas, publicando notícias de limpeza de países e feeds de mídia social, bem como um programa de TV online ao vivo, produzido em linha direta na sede. A transmissão incluirá conexões de vídeo ao vivo dos locais das ações e entrevistas com seus organizadores. A transmissão ao vivo será possível em múltiplas plataformas como Youtube, Facebook e por meio do site worldcleanupday.org.

Limpa Brasil-Let’s do it!

A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.