Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

NOTÍCIAS

Transformação Digital | 13.09.22 - 20h32

Prefeitura reformula Conecta Recife e também passa a oferecer via WhatsApp os mais de 500 serviços municipais

img_alt

Completamente renovado, portal do Conecta Recife, somado ao WhatsApp, chega para modernizar o acesso aos serviços municipais por meio de uma plataforma de fácil navegação, segura e que garante a transparência no processo das demandas geradas pela população. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

O lema é: facilitar a relação do cidadão com a cidade. Com até três cliques, o novo portal de serviços da Prefeitura do Recife, o Conecta Recife, com uma roupagem mais moderna e com navegação mais simples, foi apresentado nesta terça-feira (13), em solenidade realizada no Teatro do Parque, comandada pelo prefeito João Campos. Somado a ele, o WhatsApp, uma das maiores plataformas de trocas de mensagens do mundo, também passa a oferecer toda a carta de serviços da Prefeitura sendo um ambiente a mais nessa interação das pessoas com a gestão municipal.

 

“O novo Conecta Recife está disponível hoje, moderno e atualizado. E o objetivo é garantir a melhor experiência para o cidadão. Qualquer serviço do município está disponível em até três cliques. Você tem um buscador inteligente, onde pode escrever uma palavra e mesmo que haja algum erro ortográfico, lá será indicado o serviço para você clicar e selecionar”, explicou o prefeito João Campos. “Hoje o Recife é referência no digital. A gente tem mais de 1,7 milhão de pessoas com o cadastro atualizado no Conecta Recife e mais de 960 mil downloads. O nosso objetivo é transformar digitalmente todos os serviços do município. E o novo portal do Conecta, junto com o WhatsApp, é uma parceria importante para que tudo também esteja no WhatsApp. A gente se consolida como o melhor portal do serviço público do Brasil com o Novo Conecta”, acrescentou o prefeito.

 

O gestor municipal explicou também que as pessoas que não tenham acesso à internet serão beneficiadas com espaços inclusivos, seguindo a lógica do serviço “figital”. “Ninguém estará excluído. Todos os Compaz, e também alguns shoppings centers, terão o Espaço Conecta. Neste lugar, haverá profissionais para orientar quem tiver dificuldade para acessar um serviço ou obter alguma informação. É um espaço físico onde a pessoa vai e será orientada tanto para aprender a mexer no seu próprio celular ou ela também pode resolver a sua questão lá na hora. Temos que fazer a transformação digital, mas sem deixar ninguém para trás”, continuou João Campos.

 

O novo portal de serviços Conecta Recife reúne hoje os mais de 500 serviços públicos municipais em um só lugar, com um serviço de busca inteligente e chega para facilitar o acesso a informações que são de interesse público. O processo de atualização da carta de serviços, bem como o novo desenho do site, foi coordenado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital e contou com a colaboração direta da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e dos cerca de oitenta servidores que fazem parte da Rede de Transformação Digital.

 

De acordo com o Chief Technology Officer (CTO) da Prefeitura e vice-presidente da Emprel, Rafael Figueiredo, os interesses dos cidadãos recifenses estão no foco do novo portal. “Damos uma grande virada de chave do portal antigo para o portal novo. Passa a focar 100% no que o cidadão precisa. Isso é ‘cidadãocentrismo’. Com poucos cliques, com um buscador super inteligente, o cidadão pode buscar os 509 serviços da Prefeitura, todos disponíveis no Portal Conecta Recife e também no Conecta WhatsApp”, frisou.

 

Parceiro da Prefeitura do Recife desde setembro do ano passado, o WhatsApp se soma aos canais de comunicação que têm por objetivo tornar ainda mais prático e fácil o acesso aos serviços públicos ofertados pela Prefeitura. Com o mesmo princípio do portal de serviços e a partir de comandos simples e intuitivos, a carta de serviços no formato digital direciona o usuário para os demais canais da Prefeitura evitando, assim, uma busca descentralizada por informações ou para acionar alguns dos serviços.

 

“A parceria tem sido de muito sucesso. A conta começou com a covid-19, oferecendo à população a campanha de vacinação do Recife e enviando os certificados de vacinação. Hoje em dia possui uma gama de serviços, alguns de muito destaque. A conta tem um uso alto e constante. É uma conta consolidada e referência para nós do WhatsApp pela evolução que passou”, destacou o líder de parcerias do WhatsApp com o setor público na América Latina, João Paulo Rio Branco. “É uma satisfação enorme ver a Prefeitura anunciando a expansão dos serviços. Com a permissão da Prefeitura, nós utilizamos o exemplo do Recife com outros governos. A equipe é inspiradora e quer mudar a forma como o cidadão está engajado com a Prefeitura”, finalizou.

 

Considerando a inclusão como parte do trabalho de modernização da oferta dos serviços e seguindo o conceito ‘figital’ - ser físico e digital ao mesmo tempo -, o Conecta Recife estará fisicamente presente em espaços já conhecidos pela população. O Espaço Conecta está presente no Expresso Cidadão do Shopping RioMar e da Sala do Empreendedor, no edifício-sede da Prefeitura do Recife. O espaço chega como suporte para as pessoas que tenham dificuldades de acesso à internet e contará com atendentes que darão suporte na navegação do sistema para acionar os mais de 500 serviços municipais. Em breve o Espaço Conecta aportará no Shopping Boa Vista e nas quatro unidades do Compaz.

 

Facilitar - Com uma linguagem escrita que busca ser mais simples para facilitar o entendimento do cidadão, cada um dos serviços catalogados conta com uma breve descrição, contatos e links que direcionam o usuário diretamente para a solicitação do serviço desejado. Dentre os temas que podem ser selecionados estão Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Lazer e Bem-estar, entre outros. Dentro das trilhas, o Conecta reúne assuntos relacionados a cada uma delas independente da Secretaria ou órgão municipal que execute a ação, sendo assim, mais um facilitador na experiência de navegação. Outra ferramenta que avançou bastante na qualidade da entrega final de resultados é o campo de busca.

 

Agora, com os serviços acessados a partir do novo portal Conecta Recife e pelo Conecta WhatsApp, é possível estimar o tempo médio de resposta na abertura do serviço selecionado. O usuário contará também com o passo a passo percorrido desde o momento em que o serviço é acionado até que ele seja executado. Esses tipos de informações conferem transparência na interlocução direta que a Prefeitura do Recife estabelece junto à população.

 

Outro detalhe que chega para facilitar é a possibilidade de navegar de maneira identificada. Com login e senha, já cadastrados no Conecta Recife web, é possível favoritar os serviços que normalmente são buscados pelos usuários, como os serviços de finanças ou de saúde, por exemplo. Assim, o sistema permite que o usuário passe a acioná-los com mais facilidade com apenas um clique.

 

A construção coletiva e colaborativa do Conecta inclui, também, autonomia das Secretarias e órgãos da Prefeitura de atualizarem as informações que são disponibilizadas para consulta. Telefones, e-mails, endereço e passo a passo da prestação do serviço selecionado, documentos para consulta são alguns exemplos de informações que ficarão sob a responsabilidade de cada uma das equipes.

 

WhatsApp - No dia 09 de setembro de 2021, a Prefeitura do Recife tornou-se a primeira capital brasileira a firmar parceria com o aplicativo de troca de mensagens. A conta oficial e verificada da Prefeitura é (81) 9 9117.1407 e pode ser acionada por qualquer pessoa. A parceria aconteceu para atender às demandas geradas pelo agendamento da vacina contra a covid-19, que se tornou um canal importante para lembrar do dia, horário e local da vacinação e direcionamento para tele-orientações sobre saúde. Assim, o WhatsApp assumiu papel importante na cadeia de instrumentos tecnológicos que garantem acesso à informação de interesse público de forma cada vez mais facilitada.