Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.09.22 - 12h15

Sesc Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Recife, realiza projeto sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis

img_alt

Iniciativa “Promoção da Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva - Multiplique essa ideia” aborda os temas durante oficinas com adolescentes e jovens de Casa Amarela, Santo Amaro e Santa Rita. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Com o objetivo de contribuir para promoção da saúde sexual e gerenciamento de risco para a prevenção às ISTs nesse público, o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, está realizando o projeto “Promoção da Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva - Multiplique essa ideia”, que acontece hoje (13) e se estenderá através de novos encontros até o dia 22 de novembro. 

O projeto vai contar com oficinas e rodas de conversa nas unidades do Sesc Santo Amaro, Casa Amarela e Santa Rita voltadas para adolescentes e jovens inscritos no projeto Sesc Jovem. Serão sete encontros quinzenais que vão tratar de temas como HIV, hepatites virais e sífilis, direito sexual e reprodutivo, diversidade sexual e saúde da população negra. 

“Esse trabalho tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde sexual e reprodutiva dos jovens, ampliando o acesso à informação e aos serviços de planejamento reprodutivo, prevenção às ISTs e HIV. Ao fim do projeto, esses participantes terão desenvolvido habilidades para atuar como agentes multiplicadores em seus territórios, dialogando de jovem para jovem, o que é uma estratégia de educação entre pares”, explica o coordenador da Política de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro.

O primeiro encontro do projeto foi realizado no último 31 de agosto, no Sesc Santo Amaro, sobre a importância da prevenção. Nesta terça-feira (13), haverá uma segunda oficina no mesmo local e, até o final de novembro, outros seis encontros serão realizados, sendo o último a culminância do projeto com a entrega dos certificados da formação. 

ISTs - As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) se disseminam, principalmente, por meio de relações sexuais sem uso de preventivo. No Recife, em 2021, foram registrados 793 casos de infecção pelo HIV, 50 casos de Hepatite B e 94 casos de Hepatite C, sendo a faixa etária de 20 a 34 anos a com maiores percentuais dentro desses números. 

 

Confira a programação:

13/09 - HIV: Prevenção sem Preconceito e Discriminação - das 14h30 às 16h, no Sesc Santo Amaro (Praça do Campo Santo, 1-101, Santo Amaro)

27/09 - Hepatites Virais e Sífilis - das 14h30 às 16h, no Sesc Casa Amarela (Avenida Norte, Rod. Gov. Miguel Arraes de Alencar, 1190, Mangabeira) 

11/10 - Direito Sexual e Reprodutivo - das 14h30 às 16h, no Sesc Casa Amarela (Avenida Norte, Rod. Gov. Miguel Arraes de Alencar, 1190, Mangabeira) 

25/10 - Diversidade Sexual - das 14h30 às 16h, no Sesc Santa Rita (Cais Santa Rita, 156, Santo Antônio, Recife) 

08/11 - Saúde da População Negra - 14h30 às 16h, no Sesc Santa Rita (Cais Santa Rita, 156, Santo Antônio, Recife) 

22/11 - Culminância do projeto, entrega dos kits educativos e entrega de certificados - 14h30 às 16h