NOTÍCIAS

Esportes | 13.10.11 - 10h24

Concluintes do Projovem Urbano mostram seus talentos no palco do Teatro Luís Mendonça

Frevo, dança do ventre e contemporânea, sátira, performance, cordel e peças de teatro foram apresentadas no evento

Por Marcos da Silva

O Teatro Luís Mendonça, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, instalado no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, recebeu, na noite da última terça-feira (11), a segunda edição do Pro Talento Jovem de Cultura e Arte. O evento reuniu cerca de 500 alunos do Projovem Urbano, que foram acompanhar as apresentações dos seus colegas. Eles deram mostras dos seus dons artísticos através de diversas manifestações como teatro, dança e literatura de cordel.

Os estudantes, com idade entre 18 e 29 anos, representaram 18 escolas municipais de três Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. Por meio do Projovem Urbano, eles concluem o Ensino Fundamental II no próximo mês. “É muito importante que os alunos participem de eventos culturais porque isto prova que a Prefeitura do Recife está preocupada não só em alfabetizar, mas também em formar cidadãos para a vida”, declara a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano. 

Os 12 componentes que encenaram a influência da religião nas pessoas do campo, vieram da Escola Municipal Simões Barbosa, do Ibura. A apresentação seu deu sob os acordes da música “Romaria”, de Renato Teixeira, interpretada por Elis Regina. “Estou muito emocionada em participar. É uma experiência muito boa”, disse Claudiane Lima, de 22 anos. Durante seis meses, os alunos da Henoch Coutinho, do Pina, ensaiaram o legítimo ritmo do carnaval pernambucano, o frevo. “Não é a primeira vez que subo ao palco de um teatro. Já estou acostumada”, frisou Juliana Martins, de 27 anos.

Em seguida, o público pôde assistir a um trecho de “Os Saltimbancos“, musical mundialmente conhecido, que no Brasil foi embalado pelas canções de Chico Buarque. O evento também contou com passistas de frevo, dança do ventre, dança contemporânea, sátira do Rock in Rio 2011, performance de Shakira, cordel e peças de teatro.

O Pro Talento Jovem é a culminância de várias atividades que os nossos estudantes realizam em suas escolas, dentro do Plano de Ação Comunitária, e apresentam para as comunidades em que vivem”,acentua a diretora do Polo 4, que abrange as RPAs 4, 5 e 6, Flávia Costa. A assistente social Shiva Deva Sarmento completa: “Os problemas da localidade em que moram são retratados nestas atividades. Drogas, alcoolismo, violência urbana. Nada passa despercebido dos nossos estudantes”.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, disponibilizou dez ônibus para que os alunos, professores e gestores das unidades de ensino pudessem acompanhar a segunda edição do Pro Talento Jovem. Estiveram presentes (no palco e na plateia) representantes das escolas municipais: Professor Enaldo Manoel de Souza (Jordão); Diná de Oliveira e Darcy Ribeiro (Iputinga); Creusa de Freitas Cavalcanti (Torrões); Engenho do Meio (bairro de mesmo nome); Vila Santa Luzia (Torre); Casa dos Ferroviários (Tejipió); Henoch Coutinho (Pina); Educador Paulo Freire (Ipsep); Júlio de Oliveira (Imbiribeira); Potiguar Matos (San Martin); Poeta Paulo Bandeira da Cruz, Simões Barbosa, Carlúcio Castanho e Cícero Franklin (Ibura).

Uma das professoras, Jucicleide Nogueira, que há dez anos leciona matemática, destacou: “Sinto-me bem quando vejo um trabalho desses. É o retorno do professor. O Projovem foca a qualificação, a cidadania e o Ensino Fundamental. É muito importante o estímulo do potencial de cada um dos alunos em um espaço como este”, finalizou.