Fórum Gestor de Gênero discute o orçamento de 2012
O Fórum Gestor de Gênero do Recife realiza mais um debate mensal, nesta quinta-feira (13), a partir das 14h. O encontro acontece na sala de reuniões do 12º andar da Prefeitura do Recife (Avenida Cais do Apolo, nº 925 – Bairro do Recife). Na ocasião, os integrantes do colegiado irão discutir o Orçamento Sensível a Gênero de 2012. Foram convocadas 23 secretarias municipais e as cinco diretorias da gestão que compõem o organismo.
Na reunião, os gestores e gestoras irão discutir o orçamento municipal do próximo ano, enfatizando o que será gasto para homens e mulheres residentes no Recife. Na ocasião, a Secretaria Especial de Gestão e Planejamento apresentará a proposta do Orçamento Mulher aos representantes de cada secretaria e os meios de concretizá-la nestes espaços conforme suas atividades específicas.
Além de estimular o fortalecimento das mulheres em Orçamento Público, a ferramenta de identificação de verbas destinadas ao gênero será utilizada na Lei Orçamentária Anual (LOA) e no Plano Plurianual (PPA) de 2012. Segundo a Rejane Pereira, “a reunião será fundamental para a efetivação do Primeiro Plano de Políticas Públicas para Mulheres do Recife”.
Fórum - Coordenado pela Secretaria Especial da Mulher, o Fórum Gestor de Gênero promove reuniões mensais sobre assuntos de interesse público. O colegiado foi instalado pelo prefeito João da Costa, em maio de 2010, com a finalidade de acompanhar os gastos públicos municipais voltados para homens e mulheres da capital. Também serve como ponte de diálogo entre a Prefeitura e os órgãos internacionais, estimulando a participação das mulheres no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no controle social. Desde então as questões de gênero estão sendo discutidas dentro das políticas de cada pasta municipal.