NOTÍCIAS

Cultura | 13.10.14 - 10h29

Dia das Crianças especial em Brasília Teimosa

O projeto Recife de Coração nos Bairros levou atividades para toda a família, neste domingo (12), à Zona Sul do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Muita brincadeira e atividade esportiva para celebrar o Dia das Crianças. Foi nesse clima que os moradores de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, aproveitaram o domingo (12), dia em que o bairro recebeu o Recife de Coração nos Bairros. Esta foi a 8ª edição do projeto realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, que já passou pelo Ibura, Várzea, Santo Amaro, Vasco da Gama, Jardim São Paulo, Guabiraba e Hipódromo.

O evento ficou concentrado entre a Rua da Oficina e a Travessa Jasmim. A programação começou cedo, às 10h, com atividades para toda a família. O vendedor João Salustiano, 41 anos, aproveitou o dia com os filhos João Lucas, 6, e Júlia, 8. “É uma satisfação muito grande ver meus filhos se divertindo e aproveitando o dia deles de forma tão alegre e saudável. Está sendo maravilhoso”, comentou.

No polo infantil teve pula-pula, piscina de bola, cama elástica, tobogã, jogos de tabuleiro, contação de histórias e gibis. O que também atraiu a atenção dos pequenos foi o cosplay (uma atividade que consiste em fantasiar de forma correta, com acessórios e outros artigos, representando um determinado personagem). Zelda, She-Ra, M.Charada e outros personagens de histórias em quadrinhos fizeram a festa da garotada.

Com 11 anos de idade, Ítalo Felipe brincou pela primeira vez de slackline e badminton. “Eu já tinha visto algumas pessoas brincando, mas nunca tinha participado. Estou achando muito legal porque a gente nunca teve isso aqui perto de casa”. O polo esportivo teve ainda handebol, vôlei, futebol de barrinha, skate e aulas de ginástica.

No espaço dedicado às apresentações culturais teve Maracatu Nação Erê, Maracatu Nação Filhos do Odorum, Grupo Sereias Teimosas, Banda Frevo do João Bezerra, Banda da Escola Luis de Camões, Grupo Cultural Benção Capoeira, Companhia Átrio das Artes, Grupo de Dança Angelita Kerolaynne, Balé Deveras Curumim, Grupo de pagode Samba Pru’s Amigos e Michelly Monteiro.

A promotora de eventos Moysa Tavares, 32, levou a filha Marina, 4, para brincar, mas também aproveitou o projeto. "Estou achando tudo muito legal. A gente vê as crianças interagindo umas com as outras e aproveitamos para conhecer nossos vizinhos e curtir nossa cultura que está aqui à disposição e de graça”, disse.

Também foi oferecido à população um polo de serviços com uma Central da Mulher, orientando as pessoas sobre a violência contra as mulheres, Central do Cidadão, com a emissão de 50 carteiras de trabalho, uma sala do empreendedor para orientar novos empresários e uma Central do Meio Ambiente para informações sobre plantio consciente. Houve também orientações sobre saúde bucal, câncer de mama e câncer do colo do útero, além aferição de pressão arterial e realização de exames de glicemia e mamografia.

O Recife de Coração nos Bairros de Brasília Teimosa ainda garantiu uma feira de artesanato, alimentos e bebidas com 28 empreendedores locais. O bairro de Joana Bezerra será o próximo a receber o evento.