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Cultura | 13.10.14 - 09h49

Jogos de raciocínio começam a ser usados em turmas de Educação Infantil da Rede Municipal

O Programa MenteInovadora já foi implementado no Ensino Fundamental II e agora está sendo implantado, de forma experimental, em turmas de pré-escola. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Estimular o aluno a lidar com conflitos, trabalhar em equipe, desenvolver senso crítico e poder de argumentação através de jogos de raciocínio. Esses são alguns dos objetivos do Programa MenteInovadora, que passa a ser implementado de forma experimental em turmas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Recife e a Mind Lab, o projeto piloto foi lançado nesta sexta-feira (10), na creche-escola Albérico Dornelas, localizada no edifício sede da Prefeitura do Recife.

Além da Albérico Dornelas, o projeto experimental também começou a ser implementado com os alunos de 4 e 5 anos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro. Ao final do ano, a Secretaria analisará os resultados do programa para avaliar a possibilidade de implementá-lo em mais escolas e creches. "Já temos o MenteInovadora nas 36 escolas que têm turmas de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e agora estamos implantando o projeto piloto nas turmas de Educação Infantil porque percebemos que o uso dos jogos em sala de aula com a mediação dos professores traz vários benefícios. As atividades multidisciplinares estimulam os estudantes a pensar de forma criativa, refletir antes de tomar decisões, controlar as emoções e competir de maneira saudável e lidar com as emoções", avaliou o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira. Segundo ele, mais de 60 professores da Rede Municipal já passaram por formações antes de iniciarem as atividades em sala de aula.

De acordo com o diretor-executivo da Mind Lab, Emílio Munaro, o Programa MenteInovadora tem jogos para estudantes das mais diversas faixas etárias e está presente em escolas públicas e particulares de mais de 25 países. "em Pernambuco, já levamos o programa a 80 escolas de Ensino Médio do Governo do Estado e a 18 escolas de Ensino Fundamental de Jaboatão dos Guararapes. Consideramos muito importante desenvolver esse trabalho junto à Prefeitura do Recife, pois a cidade capitaneia todo o Nordeste. Essa parceria vai nos credenciar para que possamos levar o programa para outras capitais da região".

A coordenadora pedagógica Kelma Mulatinho já percebe os resultados positivos das atividades lúdico-pedagógicas nos alunos da Creche-escola Albérico Dornelas. "Apesar de termos começado a usar os jogos há pouco tempo, já notamos que a aceitação dos alunos está sendo maravilhosa, pois tudo que é lúdico chama muito a atenção deles. É uma maneira de desenvolver as crianças fugindo da rotina de aulas e lhes proporcionando prazer em aprender. Os jogos estimulam muito a cognição e concentração, além de ensinar as crianças a ganhar e a perder. Está valendo a pena", elogiou Kelma.

Enquanto os estudantes jogam, os professores monitoram como eles raciocinam para atingir seus objetivos e que habilidades precisam desenvolver mais para alcançá-los; percebem que alunos se destacam na liderança e promovem reflexões. Ao final da aula, os estudantes são estimulados a relacionar as situações vivenciadas nos jogos com o cotidiano, discutindo a aplicação dos aprendizados na vida deles. Além disso, o trabalho é sistematizado com auxílio dos livros didáticos do programa, e os alunos ainda recebem jogos para levarem para casa e treinarem com as famílias. A auxiliar administrativo Taciana Quirino se animou ao ver a animação do filho de 5 anos. "Artur chegou em casa todo empolgando com o jogo e logo me ensinou a brincar. Fiquei impressionada como um menino tão pequeno facilmente me explicou o que a professora ensinou. É muito gratificante ver o envolvimento dele", avaliou a mãe.

A diretora pedagógica da Mind Lab, Sangra Garcia, citou como exemplo o jogo que utiliza o método do semáforo para mostrar ao estudante a importância de parar antes de agir. "Com a ajuda do professor mediador, estimulamos os estudantes a refletir e aplicar, na vida deles, as estratégias que usam nos jogos. As atividades trabalham muito o desenvolvimento do raciocínio lógico, que é uma habilidade muito importante não só para a matemática, como para todos os componentes curriculares".