NOTÍCIAS

Cultura | 13.10.14 - 10h22

Meu Parque Esportivo estreia no Parque Santana

Evento atraiu dezenas de famílias para o equipamento de 63 mil metros quadrados. Atividades seguem até o próximo dia 8 de novembro. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O domingão das crianças foi radical no Parque Santana, na Zona Norte do Recife. O equipamento, com 63 mil metros quadrados, atraiu, durante todo o dia, dezenas de famílias que saíram de casa cedo em busca de diversão gratuita e a céu aberto.

A partir das 9h, a área batizada de piquenique Picnic, com mesas e bancos feitos de palets e protegidos por guarda-sóis, já era uma das mais disputadas do parque. A bancária Stella Germani, 43 anos, chegou cedo para encontrar um lugar na sombra e aproveitar o Dia das Crianças com os filhos e amigos. "Lugar de criança é no parque. E o Santana é uma ótima alternativa. Amplo e com várias opções de lazer, ainda tem a vantagem de nunca estar muito lotado", disse Stella, enquanto os filhos desafiavam a gravidade no slackline.

O casal Tiago Vasconcelos, 34 anos, e Alessandra Gomes, 33 anos, frequentadores assíduos do parque, aprovaram a programação. Saíram de Olinda, onde moram, para levar o pequeno Mateus, 4 anos, para brincar no Santana. "É meu parque predileto", revelou o pequeno skatista.

Não muito longe dali, um aspirante a super homem parecia mesmo voar entre a pista de bicicleta e a de skate. Com capa e tudo, o pequeno Fernando, 6 anos, brincou de tudo a que tinha direito, sem perder o super fôlego. "Somos fregueses do Santana e esperamos que esse evento deixe o parque ainda mais legal daqui para a frente", disse o pai do menino, Ronaldo Cavalli, 50 anos.

Na corda bamba, no skate ou de bicicleta, os pequenos só queriam saber de suar a camisa numa das muitas atividades oferecidas dentro do Santana. Das 9h às 17h, os monitores do projeto Meu Parque Esportivo não deixaram ninguém parado. Teve também escolinha de futebol, aula de tênis, bicicross, basquete e corrida. Além de gincanas, desafios e campeonatos, que animaram os pequenos desportistas.

A programação foi organizada pela Organização Social Instituto de Desenvolvimento do Esporte, contratada pela Secretaria de Turismo e Lazer, para colocar os recifenses para suar e se divertir nos espaços públicos. E vai se prolongar pelos próximos quatro finais de semana no Parque Santana. Até o dia 8 de novembro, atividade não há de faltar no equipamento, que agora está no roteiro da Ciclofaixa de Turismo e Lazer.

Na estreia do novo trecho, que faz a conexão entre os parques da Jaqueira e Santana, muita gente tirou o domingo para pedalar pela Avenida Parnamirim, Rua João Tude de Melo, Rua Doutor João Santos Filho, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, Rua Igarassu, Rua Afonso Albuquerque Melo e Rua Jorge Gomes de Sá.

O publicitário Tiago Rocha, 28 anos, e a relações públicas Patrícia Xavier, 39 anos, levaram até a cachorrinha Melinda para conhecer o percurso. Os três aprovaram. "Incorporamos faz tempo o hábito de pedalar todo domingo. Percorremos, no mínimo, 12 quilômetros. Por isso, quanto mais opções de rotas e vias a explorar, melhor", disse Tiago.

A pequena Luna, 5 anos, estreou o prolongamento da ciclofaixa com a bicicleta novinha em folha, que ganhou de Dia das Crianças. "Viemos do Rosarinho. Ela gostou do passeio, mas cansou", disse a mãe Luciana Raposo, 34 anos, que precisou procurar abrigo debaixo de uma árvore do parque para a filha recuperar a coragem de pedalar de volta para casa.

Agora com 1,5 quilômetro a mais, a Ciclofaixa passa por alguns dos mais bonitos cartões-postais da zona oeste, norte e sul da cidade, ao longo de seus 36,5 quilômetros de extensão. O projeto, que funciona aos domingos e feriados, das 7h às 16h, é executado em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e financiado pelo Itaú. Foi implantado em março de 2013 e já faz parte da rotina dos recifenses.