NOTÍCIAS

Cultura | 13.10.14 - 10h17

Transforma Recife promove formação para representantes de ONGs

Cineasta de São Paulo conduziu diálogo sobre empreendedorismo social em encontro realizado no Recife Antigo. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

Representantes das instituições cadastradas no Transforma Recife, rede social para estimular o voluntariado, participaram de um importante momento de formação, na tarde do sábado (11), no bairro do Recife Antigo. A convite do coordenador do projeto, Fábio Silva, a cineasta de São Paulo Mara Mourão palestrou sobre Empreendedorismo Social. O encontro durou pouco mais de três horas e garantiu aos presentes a oportunidade de tirar dúvidas sobre a condução das ONGs, além de estimular a produção nas áreas de atuação de cada organização.

A ideia da cineasta foi estabelecer um diálogo construtivo com os presentes de como implantar o empreendedorismo nas Instituições de que são responsáveis. "Criamos um ambiente de conversa. É uma troca de conhecimento entre pessoas que se dedicam a ajudar o próximo. É importante ter esse espaço colaborativo. O Recife está de parabéns", pontuou.

Coordenador do Transforma Recife, Fábio Silva destacou a importância da iniciativa como exemplo para o Brasil. "Grande parte da solução dos nossos problemas está nessa sala. Hoje vocês saem daqui transformados, com mais planos e projetos para conduzir as ONGs. Nesse sentido, o Recife já começa a ser exemplo para o Brasil", afirmou.

Presente ao ato, o coordenador da Instituição Heróis Solidários, João Roberto, 39 anos, aprovou a iniciativa do Transforma Recife. "É muito bom ser voluntário e torna-se melhor ainda quando ganhamos um apoio como o de hoje, com um espaço para debater ideias e até implantar novos projetos" disse.

TRANSFORMA RECIFE - Lançado em julho deste ano, o Transforma Recife é uma plataforma da Prefeitura do Recife que funcionará como uma rede social cruzando perfis de interesse com ofertas de trabalho voluntário em entidades da cidade. Até o momento, 186 ONGs já se cadastraram no site, além de quase 12 mil pessoas interessadas em ajudar. A ferramenta vai aproximar os perfis de interesse, incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado, viabilizando uma corrente e contribuindo com o trabalho social no Recife.