Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 13.10.22 - 10h32

Dia das Crianças: Prefeitura do Recife realiza programação especial nos bairros

img_alt

Diversos pontos da cidade receberam programação montada pela Prefeitura do Recife com atrações gratuitas durante toda a tarde desta quarta-feira. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Sorriso, música, alegria, muitas brincadeiras e diversão marcaram a comemoração do Dia das Crianças, celebrado nesta quarta-feira (12). Os Parques Santana e da Macaxeira, Segundo Jardim de Boa Viagem, Barro e Comunidade Irmã Dorothy, na Imbiribeira, receberam atividades recreativas gratuitas. A programa contou também com uma edição especial do Dia das Crianças do Viva nos Bairros, que desta vez aconteceu na comunidade do Coque, uma estratégia de descentralizar ações de lazer para os recifenses.

“Hoje é uma data para comemorar o Dia das Crianças com as crianças da nossa cidade. Momento para acompanhar os seis polos em que realizamos ações do Dia das Crianças, todos com brinquedos, lazer, recreadores e programação gratuita para as crianças do Recife, entendendo que é muito bom celebrar junto com a nossa criançada. É muito bom ver as pessoas ocupando a cidade, curtindo os parques e as programações montadas pela Prefeitura do Recife. Um dia bem feliz para todas as crianças do Recife”, disse o prefeito João Campos. 

"Esse Dia das Crianças estamos comemorando de uma maneira bem diferente. Na verdade, as comemorações já começaram desde o início do mês, com o Viva Guararapes no segundo domingo. Hoje, no Dia das Crianças oficial, estamos em bairros diferentes da nossa cidade. E nos finais de semana que sucedem também estaremos com programações em outros pontos da cidade. Sempre das 14h até às 20h, com programação gratuita para todas as crianças e para os adultos que quiserem reviver os tempos de crianças. Uma oportunidade para curtir tudo o que a gente está propondo”, contou a secretária de Turismo do Recife, Pâmela Alves.

No Parque da Macaxeira uma das brincadeiras mais procuradas foi o futebol de sabão, pedida certa para os dias de sol e calor, combina atividade esportiva com água e espuma. Amanda, 12 anos, e Gabriel, 10 anos, vieram com a mãe, a fisioterapeuta Taieny Albuquerque, 32 anos. “Eu pesquisei ontem no Instagram do Viva Recife e vi que ia ter futebol de sabão aqui no Parque da Macaxeira. Meu filho nunca brincou nessa brincadeira. E Gabriel ama água!”, conta a mãe que já levou os dois filhos para três edições do Viva Guararapes. O porteiro Fábio Gomes, 40 anos, e a dona de casa Thamires Araújo, 35 anos, trouxeram os filhos Fábio, 7 anos, e Maria Luísa, 5 anos, para brincar à vontade, até cansarem. “Hoje é o dia deles. Chegamos cedo e vamos ficar até o final para que eles possam aproveitar tudo. E o melhor, é porque é tudo gratuito”, contou o pai que espera na fila com a família para pegar os balões mágicos, que se moldam em figuras criativas como espada, cachorro, coração e chapéu.

Na Comunidade Irmã Dorothy, Imbiribeira, os infláveis deram o tom da diversão. Castelos, escorregas e circuitos fizeram crianças de várias idades gargalharem e pularem sem limites. A dona de casa Cecília da Silva, 33 anos, mãe de Maria Clara, 8 anos, e Arthur, 4 anos, conta que os filhos já foram diversas vezes nos brinquedos. “Chegamos cedo e eles continuam querendo brincar. Hoje está bom demais!”.

VIVA NOS BAIRROS - A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, levou o Viva Recife nos Bairros para o Coque, na Rua Água Doce. Montado em três pólos temáticos, o evento se dividiu em áreas como: Infantil, Cultura e Economia Criativa.

No Polo Infantil, recreação (gincanas, oficinas e pinturas), infláveis, pula-pula e muita diversão. Pintando com lápis de cera, Jefferson, 10 anos, e Isaque, 7 anos, vieram com a mãe Juliana Gomes, 28 anos, dona de casa, que trouxe mais três filhos para brincar e aproveitar o dia. “Cheguei umas 16h por aqui, moro perto e trouxe meus cinco filhos. Algo diferente para fazer hoje”, contou.

No polo dedicado à economia criativa, teve feira de artesanato e de gastronomia, abrindo espaço para os empreendedores locais. O Polo Cultural e Artístico foi palco para as apresentações da Família Malarnarquista, DJ Boneka, Joelminha, Bole Bole, Viny A Voz e Raízes do Coque. No local tinha parque e tobogã inflável. Além de outras recreações, orientação à saúde bucal e vacinação.