NOTÍCIAS

Cultura | 13.11.12 - 11h37

Confira os serviços da Prefeitura no feriado da Proclamação da República

[caption id="attachment_28299" align="alignleft" width="334"] No feriado os mercados, como o da Madalena, e feiras funcionarão das 6h às 13h. E na sexta-feira(16) os serviços serão normais. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

Em virtude do Dia da Proclamação da República, feriado celebrado na próxima quinta-feira (15), a Prefeitura do Recife informa que não haverá expediente para os seus funcionários. Na sexta-feira (16), será considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração municipal direta e indireta. Contudo, vários serviços essenciais funcionarão normalmente como limpeza e atendimento em maternidades e emergências. Ainda haverá um esquema especial de trânsito para garantir o fluxo em rotas estratégicas de entrada e saída da cidade, já que, milhares de pessoas devem aproveitar o feriadão para viajar. Confira mais detalhes:

Saúde – Devido ao feriado, os polos da Academia da Cidade, ambulatórios e unidades básicas, especializadas e de Saúde da Família da Prefeitura do Recife não funcionarão nesta quinta-feira (15). Os estabelecimentos que prestam assistência 24 horas atuarão sem interrupção. Entre eles estão as emergências das policlínicas Professor Arnaldo Marques (Ibura), Agamenon Magalhães (Afogados), Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Professor Barros Lima (Casa Amarela); as maternidades do Ibura, Casa Amarela e Professor Bandeira Filho (Afogados); e o Hospital de Pediatria Helena Moura (Tamarineira). O esquema de pronto-atendimento também contempla o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Escolas Municipais – As escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife não funcionarão nesta quinta-feira (15), como já estava previsto no calendário do Ano Letivo 2012. Na sexta-feira (16), considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta municipal, não haverá aulas nas escolas da Rede. Entretanto, para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, o dia 16 de novembro será compensado no próximo dia 07 de dezembro, data para a qual estava prevista no calendário a reunião de Conselho de Ciclo. Esta última acontecerá mediante acordo direto da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer com os gestores das unidades educacionais do Município.

Mercados e Feiras – Na quinta, os Mercados Públicos, o Shopping Santa Rita e o Centro de Comércio Popular Sempre Viva funcionarão das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e as Feiras Livres funcionam normalmente. Já o Mercado Público das Frutas estará fechado. Na sexta, os mercados e feiras funcionam normalmente.

Limpeza Urbana - Durante o feriado, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) irá manter seus serviços programados para serem executados em finais de semana e feriados, com 100% da coleta de lixo domiciliar na ativa, além de varrição e outros serviços. No domingo (18), o comércio estará aberto no Centro do Recife, e, por isso, haverá um reforço na varrição das ruas do centro da cidade, para melhorar e facilitar o trânsito das pessoas nas vias como as avenidas Conde da Boa Vista, Dantas Barreto e Guararapes.

Trânsito – A Companhia de trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) terá um esquema especial de monitoramento nas avenidas Abdias de Carvalho e Mascarenhas de Morais, principais saídas do Recife, nesta quinta (15). Das 8h às 19h, duplas de agentes trânsito estarão distribuídas nos principais cruzamentos das avenidas, garantindo a circulação dos veículos que estarão deixando a cidade. Os agentes irão ainda atuar para coibir irregularidades como o fechamento de cruzamentos e avanço de semáforos. Durante o feriado da Proclamação da República e na sexta-feira (16), a CTTU irá manter os serviços essenciais que funcionam 24h, como a manutenção de semáforos, a fiscalização de trânsito e o tele-atendimento ao cidadão. A população pode tirar dúvidas ou solicitar atendimento pelo número 0800-081-1078

Defesa Civil– A equipe da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) estará em esquema de plantão para atender a qualquer eventualidade no feriadão. O telefone 0800.081.3400 estará disponível 24 horas para a população. O contato também pode ser feito pelo e-mail codecir@recife.pe.gov.br.

ASSUNTOS: