PCR realiza atividades para comemorar o Dia Mundial do Diabetes
Evento vai ser realizado no Centro Médico Senador Ermírio de Moraes em Casa Forte
Por Junior Aguiar
Nesta quarta-feira (14) será celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Em virtude disso, a Secretaria de Saúde do Recife vai realizar, em comemoração à data, no período da manhã, algumas atividades no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, que é uma unidade de referência da Prefeitura do Recife para o tratamento de diabetes, hipertensão e oftalmologia.
As atividades serão todas voltadas para os pacientes do local e vão começar às 6h30, com um aulão da equipe de profissionais da Academia da Cidade que trabalham no local, atuando no Projeto Bom Dia. Simultaneamente, os pacientes vão poder fazer a aferição de pressão arterial e HGT (teste de glicose). Em seguida, será oferecido um café da manhã saudável, com frutas e bolo diet. Dentro da programação ainda haverá palestras sobre recomendações na aplicação de insulina e também sobre alimentação saudável.
“A diabetes é uma doença crônica, que pode levar à morte, e não ataca idade específica, nem raça, nem cor. Portanto, um evento como este é bom para que os nossos pacientes tenham mais cuidado com a saúde, entendam e esclareçam suas dúvidas sobre ela”, afirmou a gerente da unidade, Fernanda Pantoja. Para o diretor médico do Centro de Saúde, Silvio Paffer, o evento é celebrado anualmente como forma de conscientizar a população. “Nosso objetivo é orientar a população não só para que neste dia a diabetes seja combatida, mas sim todos os dias”, comentou.
Histórico – Situado na Avenida 17 de Agosto, em frente ao Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, o Centro Médico Senador José Ermírio de Morais realiza uma média de 6.171 consultas por mês. Contando com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, a unidade atende não apenas os pacientes, mas também os familiares, garantindo uma assistência ampla e promovendo a redução dos riscos das complicações de doenças como hipertensão e diabetes. Abaixo, seguem algumas atividades de destaque o centro.
Atendimento oftalmológico – A unidade conta com 28 oftalmologistas, realizando uma média de 1.680 consultas por semana e 550 exames por mês nessa área.
Projeto Bom Dia – É uma ação do Programa Academia da Cidade dentro do Ermírio de Moraes. A ideia foi concebida em 2005, visando à reabilitação cardiorrespiratória dos pacientes do centro, através da promoção de atividades físicas. Os hipertensos e diabéticos contam com professores de Educação Física ensinando a maneira correta de se fazer os exercícios recomendados pelos médicos. A iniciativa conta com suporte de uma equipe de psicólogos, nutricionistas e um serviço especializado em odontologia para diabéticos.
Cozinha Experimental – criada em 2004, a cozinha experimental trabalha na elaboração de alimentos para os pacientes com diabetes. Os pacientes se reúnem toda última quinta-feira do mês para aprender a preparar receitas dietéticas, conhecer o valor nutritivo dos alimentos, os cuidados na preparação e a importância na observação do valor calórico das comidas. Cada turma conta com uma média de 25 pessoas. Elas levam suas receitas comuns para avaliação da nutricionista, que faz as alterações necessárias para transformá-las em uma receita dietética. Os ingredientes tradicionais são substituídos por leite condensado e margarina light, adoçante e muitas frutas.
Grupos terapêuticos – O centro conta com grupos reunindo portadores de diabetes. Existem atualmente grupos de diabetes tipo 2 para adultos; diabetes tipo 1 para adolescentes; pais, mães e cuidadores dos pacientes; e crianças diabéticas. Os encontros são tematizados, sendo abordados assuntos dos mais diversos, desde a representação social e as complicações da doença até a importância da alimentação, exercícios e cuidados com o pé. Cada turma é conduzida por profissionais de áreas diversificadas, como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros.