NOTÍCIAS

| 13.11.12 - 18h23

Prefeitura do Recife oferece serviços gratuitos à população em situação de rua

Na tarde desta quarta-feira (14), a população em situação de rua será beneficiada com uma Feira de Serviços, promovida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo de Pernambuco. As atividades acontecerão das 13h às 17h, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CREAS POP), localizado na Rua da Glória, s/n, Boa Vista. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e conta com a participação da pasta de Saúde, do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) e das Secretarias Estaduais de Defesa Social (SDS) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH).

A Secretaria de Saúde contemplará os moradores de rua com atendimentos por meio do Consultório de Rua e Saúde Bucal, que realizarão abordagens clínicas; apresentação teatral sobre a importância da higiene e os malefícios do consumo de álcool e drogas; e uma palestra sobre os cuidados com a saúde bucal. Em seguida, será feita uma demonstração de escovação eficaz. Os participantes poderão, ainda, usufruir de oficinas de capoeira e percussão, ministradas pelos educadores do Geraldão.

Durante a Feira, a SDS e a SEDSDH oferecerão os serviços de emissão de documentos, como RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e segunda e terceira vias de Certidão de Nascimento.

De acordo com a diretora de Proteção Especial de Média Complexidade da SAS, Melissa Azevedo, a atividade pretende aproximar a população em situação de rua dos serviços e atividades promovidos em diversos projetos sociais realizados na cidade. “Além disso, nós pretendemos coletar os dados dessas pessoas para inclusão no Cadastro Único Nacional da População de Rua”, completa. O cadastramento deve ser feito para que o segmento seja integrado à rede de proteção social do município e, dessa forma, possa ser acompanhado e ter seus direitos garantidos.

A Feira de Serviços desta quarta-feira será direcionada para os moradores das Regiões Político-Administrativas (RPA’s) 1 e 6. No dia 21 de novembro, a ação se repete no CREAS POP Neuza Gomes, situado no bairro do Torreão, quando participarão as demais RPA’s.

O Decreto n° 7.053 de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua, considera que se encontra nesta circunstância o grupo populacional que possui em comum extrema pobreza, vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional regular.