Estudantes do Recife participam do Dia da Criança Cidadã
Cem estudantes das Escolas Municipais Darcy Ribeiro e Arraial Novo Bom Jesus participaram na tarde desta terça-feira (12) do Dia da Criança Cidadã 2013. O evento é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio do programa Escola que Protege (EQP), da Secretaria de Educação, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU). Com foco em atividades lúdicas e artísticas, a ação busca promover a cidadania entre as crianças. O Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, foi o palco da iniciativa, que está na sua 4ª edição no Recife.
O Dia da Criança Cidadã ocorreu em todo o país nesta terça. Nas oficinas de meio ambiente, por exemplo, os alunos conheceram a fauna e a flora da cidade. Viram de perto uma muda de mangue-branco, árvore nativa desse ecossistema, com educadores da ONG Escola Mangue. Na sala de música, o maestro Marcos Galdino, da Gerência de Animação Cultural (GAC), apresentou a flauta e as notas musicais de maneira divertida e lúdica.
A programação contou ainda com uma oficina de brinquedos recicláveis, produzidos com ajuda dos professores da Brinquedoteca da Secretaria de Educação. Na sala de cinema, exibiu-se um filme da Turma da Mônica, que aborda o tema da corrupção. Já na atividade de informática, os monitores da Unidade de Tecnologia da Secretaria de Educação apresentaram o portal gratuito da CGU, com jogos educativos voltados para a promoção da cidadania entre as crianças.
A coordenadora do programa Escola que Protege, Karla Albuquerque, ressaltou que o Dia da Criança Cidadã contribui para as crianças desenvolverem um novo olhar sobre a vida em comunidade. “Estamos trabalhando em conjunto com a CGU, de maneira sincronizada, para enfrentar a cultura da corrupção e de maus hábitos nas gerações futuras do Recife", afirmou.
“Essa ação dá às crianças a oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos de cidadania, inclusão social e democracia, além de elevar a autoestima. Nós estamos incentivando a formação de uma nova geração de cidadãos que vão ser o futuro do país”, acrescentou o auditor fiscal Abelardo Lopes, um dos responsáveis pelo Núcleo de Ações de Prevenção da CGU.
A estudante Maria Clara, do 5º ano da Escola Municipal Arraial do Bom Jesus, gostou de saber mais sobre como exercer a cidadania e disse que vai colocar em prática o que aprendeu. “A partir de agora posso ser uma pessoa melhor, cuidando mais da cidade e do meio ambiente."