NOTÍCIAS

Cultura | 13.11.13 - 14h09

Mais de mil pessoas comparecem ao segundo dia de instalação dos Fóruns Microrregionais

[caption id="attachment_40595" align="aligncenter" width="680"] O objetivo das plenárias é eleger cinco coordenadores para os Fóruns recém instalados e sete conselheiros para os Conselhos Regionais. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

A instalação do Fórum da Microrregião 4.1 (Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre e Zumbi) contou com a presença de mais de mil pessoas. O evento aconteceu, nesta terça-feira (12), no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, e foi presidido pelo Secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes.

Ao todo, serão realizadas 18 plenárias - esta foi a segunda - todas com o objetivo de eleger cinco coordenadores para os Fóruns recém instalados e sete conselheiros para os Conselhos Regionais (seis ao todo, um em cada Região Político Administrativa-RPA), que serão instalados no início de 2014. Nesta quarta-feira (13), a instalação do Fórum é na Microrregião 3.1, em Casa Amarela, na Escola Municipal Nilo Pereira.

Sileno Guedes ressalta o caráter inclusivo do novo modelo de gestão participativa da Prefeitura do Recife – o Recife Participa. “Nestes dez meses nos esforçamos para aumentar a participação social na gestão do Recife. Tivemos reuniões com os delegados do OP e nos comprometemos em tirar do papel todas as demandas que ainda não foram realizadas. Depois, realizamos os Seminários do Recife Participa, quando ouvimos a população”, explicou Sileno que continuou:

“A grande participação da população na instalação deste Fórum aqui na Microrregião 4.1 mostra que as pessoas já compreenderam que a gente deu um passo além na participação social. Os Fóruns são a base deste novo modelo, onde as necessidades regionais serão discutidas e todas as pessoas poderão participar ativamente”.

O Recife Participa tem como objetivo atrair o maior número de pessoas para o processo participativo, garantir a efetividade das manifestações e demandas apresentadas pela sociedade e manter o diálogo permanente com todas as forças vivas do município. Uma vez instalados, os Fóruns Microrregionais terão que instalar em cada bairro, num prazo de 90 dias, um comitê onde serão discutidas as necessidades locais. Os coordenadores eleitos terão que convocar ordinariamente o Fórum a cada dois meses, ou extraordinariamente a qualquer momento.