NOTÍCIAS

| 13.11.13 - 14h54

USF requalificada garante atendimento mais humanizado em Santo Amaro

[caption id="attachment_40599" align="aligncenter" width="680"] Prefeitura revisou instalações elétrica e hidráulica da unidade, que ganhou um novo telhado, climatização e cerâmica nas salas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

"Quando eu entrei aqui levei um susto. Estou muito feliz e emocionada, me sentindo como uma criança. Parece até que ganhei de presente uma casa nova". O depoimento emocionado foi concedido pela dona de casa Sônia Maria Machado, 50 anos, usuária da Unidade de Saúde da Família (USF) Santo Amaro II, que teve a sua requalificação inaugurada pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta quarta-feira (13). Em média, 60 pessoas são atendidas por dia na unidade, que é uma das 68 USF's que serão requalificadas pela PCR, a partir de um investimento total de R$ 12 milhões. O próximo equipamento a ser entregue será o Novo Prado.

Orçadas em R$ 146 mil, as intervenções na Santo Amaro II começaram no mês de julho e contemplaram a revisão nas instalações elétrica e hidráulica da casa, bem como a climatização do ambiente. A unidade ganhou um novo telhado e cerâmica nas salas. O quadro de profissionais está completo. Atuam na USF duas equipes de saúde da família, cada uma delas com um enfermeiro, um médico e seis ACS's; e outra de saúde bucal, formada por um cirurgião-dentista e um auxiliar.

Trata-se da quarta USF requalificada neste ano. Passaram por intervenções do tipo as unidades de Passarinho Baixo, Engenho do Meio e Bernard Van Leer, em Brasília Teimosa. "Essa é mais uma USF entregue com qualidade à população. A mobília é nova, a reforma foi bem feita, o ambiente está climatizado e a sala dos Agentes Comunitários de Saúde também está requalificada. Estou vendo a alegria dos profissionais que trabalham aqui. Certamente eles atenderão a população de maneira mais humanizada", destacou Geraldo Julio, após descerrar a placa inaugurando a requalificação.

A unidade tem uma recepção com sala de espera, um consultório odontológico, quatro consultórios clínicos e uma farmácia; além de salas para curativos, vacinas e para os agentes comunitários. A Santo Amaro II foi inaugurada em 2001 e funciona das 8h às 17h. Ao todo, 22 profissionais, entre médicos, enfermeiros, ACS's, recepcionistas e vigilantes atuam na USF. Foi a primeira vez que o equipamento passou por uma grande intervenção.

Coube ao secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, explicar a prioridade da PCR em cuidar da rede de saúde municipal existente. "Essa foi uma determinação do prefeito Geraldo Julio. Além de investir no novo, requalificar a rede existente. Já são várias unidades entregues. Com tudo o que vem sendo feito, daremos uma 'nova cara' a saúde do Recife. Aqui na Santo Amaro II eu não tenho dúvidas de que o atendimento melhorará e a população ganhará um reforço importante", pontuou.

[caption id="attachment_40598" align="aligncenter" width="680"] A unidade tem uma recepção com sala de espera, um consultório odontológico, quatro consultórios clínicos e uma farmácia; além de salas para curativos, vacinas e para os agentes comunitários. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A "nova" Santo Amaro II não entusiasmou só a dona de casa Sônia Maria Machado. Na manhã de hoje os funcionários da USF só tinham motivos para comemorar. A agente comunitária Naiane Santos, 24, quis agradecer pessoalmente ao prefeito. "Agora, nós temos uma condição melhor de trabalho. Vamos nos reunir para planejar o nosso dia a dia. Assim, temos mais rendimento e a força de vontade para trabalhar será outra", comemorou.

NOMEAÇÕES- Para reforçar o atendimento à população, a nova gestão do Executivo Municipal já nomeou 867 profissionais aprovados em concurso público realizado em 2012, sendo 330 agentes comunitários de saúde, 212 médicos, 142 agentes de saúde ambiental e controle de endemias, além de dentistas, psicólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, entre outras profissões.