Inauguração do Laboratório de Ciências da Escola Nadir Colaço marca lançamento do Projeto Sabiah!
O laboratório de Ciências da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Nadir Colaço, localizada na Macaxeira, é o primeiro de cinco que serão entregues este ano aos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife. Inaugurado nesta quarta-feira (12), o equipamento marcou o lançamento do Projeto Sabiah!, que é fruto de uma parceria da Secretaria de Educação do Recife com a Abramundo - empresa brasileira especializada em metodologias e materiais educacionais para o aprendizado de Ciências no Ensino Fundamental. Durante a manhã, os estudantes conheceram as salas temáticas de Ciências e o laboratório, onde já participaram de uma oficina de Reações Químicas.
Segundo o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, até o fim do mês, também estarão com os laboratórios de Ciências prontos as escolas integrais Dom Bosco (Jardim São Paulo), Antônio Heráclio do Rego (Fundão), Pedro Augusto (Boa Vista) e Divino Espírito Santo (Caxangá). A expectativa é expandir os laboratórios para todas as 36 escolas de Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino, beneficiando cerca de 14 mil alunos do 6º ao 9º ano, até o fim de 2015. "No total, vamos investir R$ 16 milhões na implantação do Projeto Sabiah! em todas as unidades de Ensino Fundamental II. O projeto envolve a instalação do laboratório, a aquisição dos materiais e a formação continuada dos professores. Esta é mais uma inovação dentro da Rede Municipal. Estamos trazendo o que há de melhor no Brasil pros nossos alunos, para garantir um futuro melhor para essas crianças e adolescentes", avaliou o secretário.
De acordo com a diretora de Relações Institucionais da Abramundo, Sílvia Donnini, o Projeto Sabiah! é a expansão para o Recife do Programa Ciência e Tecnologia com Criatividade (CTC), da Abramundo. Através da parceria, a empresa está ajudando a PCR a equipar as salas temáticas de Ciências e os laboratórios, além de atuar na formação continuada dos docentes que utilizam esse componente curricular em seu dia a dia, passando toda a metodologia do CTC.
"Trabalhamos com o programa de ensino de Ciências por meio de práticas experimentais de investigação. Os alunos vão aprender e vão construir sua progressão na aprendizagem de forma prática, com os experimentos e as discussões com os professores. Eles vão ter a possibilidade de conhecer materiais e discutir conteúdos que eles não teriam na sala de aula tradicional. A equipe da Secretaria de Educação do Recife me surpreendeu ao demonstrar tanto interesse de promover essa inovação no currículo escolar", afirmou Sílvia, que há cinco meses planeja a implantação dos laboratórios junto com a Prefeitura do Recife.
De acordo com ela, a Abramundo apoia escolas públicas e privadas de 12 estados brasileiros a desenvolverem programas de educação em Ciências, propondo a mudança de visão do ensino da disciplina. "Os laboratórios e as salas temáticas vão compor espaços de aprendizagem para os estudantes. Esperamos que no futuro saiam muitos pesquisadores dessas escolas", almeja a diretora.
Thainâ Ferreira, 14 anos, é uma das estudantes que já planeja seguir carreira na área de Ciências. "É a minha matéria preferida, pois gosto muito de meio ambiente. Mas acho que um laboratório assim motiva bastante até mesmo os alunos que não gostam de Ciências. Eu estou concluindo o 9° ano e por isso é meu último ano na escola, mas vou sair muito orgulhosa de estar deixando esse laboratório pros nossos colegas. Espero que eles saibam aproveitar".
A professora de Ciências Rosiane Costa é uma das que participou da primeira formação do Projeto Sabiah!, nessa terça-feira (11). "Muitas vezes eu transformava minha sala em laboratório improvisado, mas agora vamos contar com toda uma estrutura que vai nos ajudar nas aulas e servirá de incentivo para os meninos. Acredito que vai ser muito produtivo".
De acordo com Beth Medeiros, gerente-geral de Educação Integral da Secretaria de Educação do Recife, um total de 30 professores e coordenadores das cinco escolas integrais participaram da formação dessa terça. Ao longo de um ano, os docentes passarão por 100 horas de formação continuada. Segundo Beth, a decisão de levar o primeiro laboratório para a EMTI Nadir Colaço não foi aleatória. "É a escola que tem a concepção mais concreta da Educação Integral que estamos implantando na cidade do Recife, que é fazer com que os alunos tenham autonomia intelectual e aprendam de forma prazerosa".