NOTÍCIAS

Cultura | 13.11.14 - 15h29

Inscrições abertas para o curso "O Recife: histórias para aprender e contar"

O curso que acontece de 22 a 29 de novembro será realizado no Museu da Cidade do Recife

A partir da arte, desvendar as histórias do Recife desde que nossa capital era apenas um povoado e aprender a contar os conflitos políticos e as modificações urbanas. Estes são os objetivos do curso O Recife: histórias para aprender e contar, que será realizado no Museu da Cidade do Recife nos sábados 22 e 29 de novembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo email historiasparaprender@gmail.com.

O primeiro encontro do curso será uma aula expositiva no auditório do museu, localizado no Forte das Cinco Pontas. Das 9h às 12h, os alunos vão refletir sobre a formação da história urbana recifense e sua trajetória através de temas como política, economia, urbanismo, cultura e religiosidade.

No mesmo dia, das 13h às 16h, haverá a oficina "Do artífice: a maestria do olho e a beleza do fazer artístico". Com foco nas imagens da cidade, a atividade será uma sensibilização a partir de estudos e de alguns desenhos de observação no Bairro do Recife. A observação dos aspectos urbanísticos nos bairros de São José, Santo Antônio e Recife Antigo, a relação deles com o que foi visto na aula e a apresentação de informações sobre patrimônio cultural serão os temas do segundo encontro, no dia 29, das 9h às 16h.

O curso será ministrado por Emerson Pontes, gerente de educação patrimonial do Museu da Cidade do Recife; por Sandro Vasconcelos, gerente de Museologia e Iconografia do museu e pelo professor de História Leandro Nascimento. O investimento é de R$ 30.