NOTÍCIAS

| 13.11.14 - 16h34

Segundo dia D da Campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo acontece no próximo dia 22

Até agora, 40% das crianças foram imunizadas

O segundo dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e sarampo está marcado para o próximo dia 22. Todas as unidades de saúde, incluindo as Upinhas (Dia e 24 horas) e policlínicas da Secretaria de Saúde do Recife, além de postos volantes, estarão funcionando normalmente. Até agora, 40% do público-alvo foram imunizados. A campanha segue até o dia 28 de novembro.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 95% do público-alvo, o que equivale a cerca de 92 mil crianças. A vacina contra pólio é recomendada para crianças de 6 (seis) meses até 5 (cinco) anos incompletos. “Lembramos aos pais que essa vacina é muito importante, pois evita a paralisia infantil, e a vacina Tríplice Viral evita o surgimento do sarampo, caxumba e rubéola”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

De acordo com ela, os sintomas do sarampo são muito parecidos com os de outras doenças, e, desta forma, podem ser facilmente confundidos. “A criança pode ter febre alta, dor de cabeça, mal-estar, inflamação das vias respiratórias, porém, o que pode identificar melhor são as pequenas manchas avermelhadas na pele”, disse Elizabeth.

Para a tríplice viral, a contra-indicação é apenas para as crianças que tiveram alguma reação anafilática anteriormente. “O cartão vacinal é indispensável para avaliação do profissional na unidade de saúde em relação à tríplice viral, pois quem tomou duas doses da vacina nos últimos 15 meses, não tem necessidade de reforço”, explicou a coordenadora.