NOTÍCIAS

Saúde | 13.11.15 - 11h16

Prédio da PCR recebe ação do Dia Mundial do Diabetes

img_alt

Evento reuniu quatro ações gratuitas para orientação dos servidores na manhã desta quinta-feira (12). (Foto: Lu Straithorst/ PCR)

 

Na semana alusiva ao combate do diabetes, os servidores da Prefeitura do Recife participaram de uma ação de saúde com serviços gratuitos. Mais de 200 pessoas passaram pelo térreo da Prefeitura do Recife e puderam realizar o teste rápido de glicemia, aferição de pressão, avaliação física e orientação nutricional. O evento faz parte do programa Servidor de Valor da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) e a Secretaria de Saúde.

A ação teve o auxílio dos profissionais do Centro Médico Ermírio de Moraes, unidade referência no atendimento aos pacientes diabéticos e hipertensos. Amanhã (13), a população também poderá participar das atividades no Parque 13 de Maio. A partir das 6h30, professores de Educação Física da Academia da Cidade vão realizar um aulão, e os mesmo serviços oferecidos aos servidores, estarão disponíveis para todos.
"A ideia é chamar atenção da população para essa doença tão prevalente na população, seja na forma de prevenção ou tratamento. Para os servidores que hoje descobriram algum indício de patologia, a orientação é procurar a unidade básica mais perto de sua casa, que por meio do programa Hiperdia, podem ser acompanhados e tratados", afirmou o gerente geral do Centro, José Carlos de Souza.
Para a servidora Cândida Tavares, as políticas de cuidados com a saúde promovidas pela Prefeitura foram indispensáveis para o início de uma grande mudança na sua vida. "Sou indisciplinada com minha alimentação e estou acima do peso. Descobri há pouco tempo que minha glicose também estava alterada e procurei o Programa de Orientação Nutricional aqui no prédio. Depois disso, estou tentando me reeducar e não pude deixar de participar desta ação. Saio daqui hoje ainda mais motivada, pois soube que já perdi cinco quilos e minha glicose voltou ao normal", contou.

Assistência – Segundo a Política de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Recife, a cidade conta com 269 Equipes de Saúde da Família para diagnosticar e cuidar dos pacientes e, em caso de necessidade, encaminhar para unidades de maior complexidade, como as policlínicas que estão distribuídas nos distritos sanitários.

A doença – O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O problema acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que 12 milhões de pessoas tenham a doença, sendo que metade delas não sabe disso. Um dos órgãos mais acometidos com diabetes não controlado é o coração, sendo as doenças cardiovasculares a principal causa de óbito entre os diabéticos. Dois terços dos pacientes diabéticos irão sofrer um infarto ou AVC caso não tenha sua pressão arterial e sua glicose bem controlada.

Servidor de Valor - O programa da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas visa a valorização do servidor municipal do Recife, através de diversas atividades. Dentre os projetos que já estão em andamento estão o Vida de Valor, sobre saúde e qualidade de vida; a Palestra de Valor, que oferece exposições sobre temas atuais; o Espaço Ecumênico, onde os servidores podem expressar a religiosidade; Datas de Valor, que comemora com atividades educativas e de saúde datas importantes no ano como, o Outubro Rosa e Dia Mundial de Combate ao Diabetes; além das ações como a Gincana de Engajamento Voluntário do Transforma Recife e a Semana do Servidor.