Programação especial para comemorar o Dia do Rio Capibaribe
Em comemoração ao Dia do Rio Capibaribe, celebrado no Estado de Pernambuco em 24 de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife realiza uma série de atividades no Econúcleo do Parque da Jaqueira e no Jardim Botânico, deste sábado (14) até o final do mês. Um passeio de barco aberto ao público e a estréia da peça "Um Sonho de Cidade" marcam a abertura da programação especial, neste fim de semana.
O passeio de barco ocorre no sábado (14), com saída às 8h, do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. Os interessados devem fazer inscrição pelo telefone 3355-5808. E, no dia do passeio, levar documento de identificação. Serão disponibilizadas 40 vagas no catamarã, com destino ao Parque de Santana.
No econúcleo da Jaqueira, adultos e crianças também podem conferir uma exposição sobre a fauna do Rio Capibaribe. São cerca de 10 painéis, com imagens de animais que povoam as margens do principal curso d’água da cidade. Entre eles, estão capivaras, lontras, garça azul e saracura. “Queremos estimular uma aproximação entre as pessoas e o rio. Mostrar que o Capibaribe está vivo, que é a casa de muito animais e um patrimônio natural de todos”, ressaltou o secretário executivo de Sustentabilidade, Maurício Guerra.
Além disso, a garotada poderá se divertir com um passeio virtual pelo projeto do Parque Capibaribe, que prevê a implantação de um corredor de pedestres e ciclistas nas bordas do rio. Todos os detalhes dessa iniciativa poderão ser visto por meio dos óculos de realidade virtual, que estarão disponíveis na sala interativa da unidade, a partir deste final de semana.
O Dia do Rio Capibaribe foi instituído em 2010, pela Lei Estadual Nº 14.011. O rio, que nasce na Serra do Jacarará, em Poção, no Agreste, percorre 248 quilômetro até alcançar o Recife, onde está sua foz.
PEÇA - A programação de novembro dos econúcleos da Jaqueira e do Jardim Botânico inclui ainda a estreia, neste fim de semana, da peça "Um Sonho de Cidade." O espetáculo integra o programa de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. As apresentações serão às 10h, sábado (14), no Jardim Botânico do Recife, e domingo (15), no Econúcleo Jaqueira.
A encenação terá aproximadamente 40 minutos de duração. “É um espetáculo lúdico onde as pessoas de todas as idades poderão interagir”, adianta a diretora da peça, a atriz Hilda Torres, diretora da peça.
Sinopse:
MORENA, UMA GARÇA AZUL, TEM UM SONHO NA VIDA: VIVER NO RECIFE. ELA DECIDE EMBARCAR NESTE SONHO QUANDO PÕE OVOS E FORMA UM NINHO (AFINAL, CRIAR SEUS FILHOS PERTO DA CULTURA PERNAMBUCANA SEMPRE FEZ PARTE DA SUA FANTASIA). AO CHEGAR NA VENEZA BRASILEIRA, A AVE PROCURA NO MANGUE UM LUGAR PARA ACOMODAR O NINHO. MESMO TENDO ENCONTRADO UMA ÁRVORE SEGURA, TEM OS SEUS OVOS RAPTADOS POR UM MALFEITOR, MAIS CONHECIDO POR “SEU MACHADO”. NO DESESPERO DE RECUPERAR SUAS CRIAS, MORENA PROCURA AJUDA NO PORTO TECNOLÓGICO DA CIDADE. LÁ, É RECEBIDA POR UM ARATU GIGANTE E HI-TECH – DÜPORTO – QUE INFORMA QUE SÓ A TURMA MANGUE E TAL PODERÁ AJUDÁ-LA. FORMADA POR QUATRO DEFENSORES DA NATUREZA: DOM, JÔ, RISO E OTTO, A TURMA MANGUE E TAL CONDUZ MORENA PELO CAMINHO DAS CAPIVARAS. PERCURSO MÁGICO (DE CONEXÃO ENTRE A CIDADE E O RIO CAPIBARIBE) É O ROTEIRO QUE LEVA MORENA ATÉ O ENCONTRO DO SEU ALGOZ E O REENCONTRO COM O SEU NINHO. ESSA É UMA HISTÓRIA QUE FALA DE SONHOS E DE AMOR PELO RECIFE, PELO MEIO AMBIENTE.
Confira abaixo a programação:
Econúcleo Jardim Botânico do Recife
De terça a sexta
Das 9h às 15h30 (atividades distribuídas ao longo do dia)
O que vai ter: arte-educadores conduzindo atividades como jogos, contação de história e oficinas, além de exibição de filmes.
Sábado e domingo
9h, 10h30 e 14h (atividades com horário marcado)
O que vai ter: arte-educadores conduzindo atividades como jogos, contação de história e oficinas, além de exibição de filmes.
Domingo
10h e 11h, aula de yoga no pátio (ao lado do prédio da Administração), com equipe do Sahaja Yoga
Conversa Ambiental
Todo domingo, às 10h30, tem o Conversa Ambiental, projeto que consiste num bate-papo ou outra atividade realizada por um convidado, geralmente no auditório. A ideia é que, enquanto o público adulto participe do Conversa Ambiental, as crianças permaneçam no Econúcleo. No domingo, dia 15, excepcionalmente, não vai ter o Conversa Ambiental.
Data Tema Palestrante Formação/Instituição
22/11 Remanescentes dos antigos quintais do Recife: os Imóveis de Proteção de Área Verde Yasodhara Lacerda Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade
29/11 Natureza Literária Silvana Menezes - Poetisa
Horário: 10h30
Local: Auditório
Econúcleo Jaqueira
Dias Atividades
12/11 (qui) Exposição Parque Capibaribe
Jogo da Turma Mangue e Tal, com a temática Água
Contação de histórias
Mesa redonda “O Rio Capibaribe: caminhos para uma reconciliação”. Com Leonardo Melo e Werter Ferraz. 19h
13/11 (sex) Exposição Parque Capibaribe
Jogo da Turma Mangue e Tal, com a temática Água
Contação de histórias
14/11 (Sab) Passeio no rio, com catamarã de 40 vagas, saindo às 8h do Parque da Jaqueira, em direção ao Parque de Santana.
Pré-inscrições pelo fone 3355-5808
Lançamento do Passeio Virtual Parque Capibaribe 2.0, com óculos Rift
Exposição Parque Capibaribe
Contação de histórias
11h Contando com o autor: Ceci Calado
“A incrível história do peixe que engoliu um rio”
15/11 (dom) Exposição Parque Capibaribe
Turma Mangue e Tal em “Um sonho de cidade”, peça infantil, às 10h.
Meditação com Sahaja Yoga
Contação de histórias
19/11 (qui) Exposição Parque Capibaribe
Jogo da Turma Mangue e Tal, com a temática Água
Oficina “Poesia em Flor”
20/11 (sex) Exposição Parque Capibaribe
Meio Ambiente e Consciência Negra: diálogo musical para um Recife Sustentável. Com o Grupo Suprema Côrte, 15h
Leitura de trechos do poema “O Cão sem plumas”, de João Cabral de Melo Neto
Oficina “Poesia em Flor”
Poesia ao pé do ouvido
21/11 (Sab) Exposição Parque Capibaribe
Contação de histórias
Piquenique de poesia
22/11 (dom) Exposição Parque Capibaribe
O Capibaribe em música: Talis Ribeiro
Oficina “Poesia em Flor”
Meditação com Sahaja Yoga
Turma Mangue e Tal em Poket Show
26/11 (qui) Exposição Parque Capibaribe
Jogo da Turma Mangue e Tal, com a temática Água
16h Contando com o autor: Ceci Calado
“A incrível história do peixe que engoliu um rio”
27/11 (sex) Exposição Parque Capibaribe
Oficina de produção de mudas, às 10h30
Jogo da Turma Mangue e Tal, com a temática Água
28/11 (Sab) Exposição Parque Capibaribe
Exposição de alunos do Colégio Liceu, com o tema Sustentabilidade
Cine Ambiental: “Capibaribe, da foz à nascente”, com Canário Caliari
29/11 (dom) Exposição Parque Capibaribe