NOTÍCIAS

Turismo | 13.11.15 - 11h11

Recife Sagrado atrai mais de 35 mil visitantes em um ano

Projeto, que disponibiliza monitores bilíngues para atender os visitantes em seis das mais importantes igrejas católicas da cidade, contemplou30.356 recifenses e turistas de procedência nacional e 5.339 estrangeiros

O Recife Sagrado, projeto que apresenta a visitantes e recifenses os tesouros guardados por um dos mais ricos conjuntos da arquitetura sacra do País, acaba de completar um ano. Iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o projeto abriu as portas de igrejas históricas, ampliando ou até mesmo, em alguns casos, inaugurando um expediente de atendimento ao público, para apresentar a visitantes e recifenses a liturgia e os aspectos históricos desses monumentos de arquitetura e acervo valiosos.

Para comemorar o primeiro aniversário do projeto, será realizado um concerto na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife nesta sexta (13), às 11h da manhã. Coincidindo com o mês da consciência negra, a celebração será realizada num dos mais emblemáticos símbolos da resistência e da cultura negra na cidade, templo construído por uma irmandade de escravos e escravos libertos, que abrigou manifestações de coroações de reis do Congo e viu surgir no Recife algumas das primeiras nações de maracatu, sendo considerada Monumento Nacional pelo IPHAN.

São seis igrejas contempladas pelo Recife Sagrado: Madre de Deus, Capela Dourada, Rosário dos Homens Pretos, Basílica do Carmo, Santa Teresa D'Ávila e Basílica da Penha. Em cada uma dessas igrejas, que mantêm viva a fé e a cultura do povo pernambucano, uma dupla de estudantes faz o atendimento dos visitantes durante todo expediente de visitação estabelecido pelas igrejas. Ao todo, 23 estudantes foram treinados para prestar informações. Mais da metade fala inglês.

De novembro de 2014 a outubro de 2015, 35.695 pessoas foram atendidas nas seis igrejas. Desse total, 30.356 eram recifenses e turistas de procedência nacional e 5.339 eram turistas estrangeiros.

A igreja mais visitada das seis foi a Capela Dourada, que já contabilizou 9.883 atendimentos. Na Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo, foram 7.497 visitantes. Depois, por ordem decrescente de visitação, vieram: a Basílica do Carmo, com 7.125 pessoas atendidas; a Madre de Deus, com 6.238; a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com 4.099 e a Basílica da Penha, com 619.




Igrejas do Recife Sagrado:


Basílica Nossa Senhora da Penha
Visitação: Segunda, das 8h às 16h, e terça a sexta-feira, das 8h às 17h
Praça Dom Vital, s/n São José, Recife

Igreja Madre de Deus
Rua Madre de Deus, s/n – Bairro do Recife
Visitação: Terça a sexta, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h; Domingo, das 8h30 às 12h.

Capela Dourada
Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n – Santo Antônio, Recife
Visitação: Segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; Sábado, das 8h às 11h30

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife
Rua Estreita do Rosário, s/n – Santo Antônio, Recife
Visitação: Segunda a sexta, das 8h30 às 16h

Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Praça do Carmo, s/n – Santo Antônio, Recife
Visitação: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h;

Igreja Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo
Pátio do Carmo, s/n – Santo Antônio, Recife.
Visitação: Segunda a Sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h