NOTÍCIAS

Lazer | 13.11.17 - 11h39

Parque Santana recebe escultura da flor Kapok, símbolo de Guangzhou, cidade-irmã do Recife

img_alt

A obra, presente do governo chinês, marca o intercâmbio entre os municípios (Foto: Irandi Souza/PCR)


Uma escultura que representa a flor Kapok, símbolo da cidade de Guangzhou, na China, foi instalada no Parque Santana, no bairro de Santana, hoje (10) pela manhã. A obra foi um presente dado pelo município chinês para celebrar os dez anos de irmandade com a capital pernambucana, é feita de aço e possui dois metros de altura. A iniciativa foi articulada pelo Gabinete de Representações em Brasília e Relações Internacionais junto a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife.

Segundo o chefe do Gabinete de Representações em Brasília e Relações Internacionais, Giovani Oliveira, a estátua marca o início efetivo de uma intensificação cultural entre as cidades. Em agosto, a parceria foi ratificada entre o prefeito Geraldo Júlio e a comitiva chinesa. Na ocasião, foi entregue a escultura simbólica. O intercâmbio entre as cidades também levou um grupo de bailarinos da Escola Municipal de Frevo para se apresentarem no festival internacional de música com o premiado espetáculo "Recifervendo".

A escolha do Parque Santana foi explicada pela secretária de Turismo, Ana Paula Vilaça. Segundo a gestora, o parque é o símbolo da ocupação do espaço público levando em consideração o bem- estar das pessoas "Procuramos colocar a obra em um espaço de significado para a cidade", disse.

Também estiveram presentes no evento o cônsul geral adjunto do Consulado Chinês, Shang Siyuan e o presidente da Associação Sino Brasileira de Indústria e Comércio Exterior, Daniel Su Xinke. O grupo ressaltou a felicidade da parceria com o Recife.

Guangzhou - É a capital e maior cidade da província de Guangdong, na China. É um importante centro portuário, figurando como a terceira maior cidade do país. Também possui o estatuto de sub-província administrativa, sendo um dos maiores centros industriais, administrativos e financeiros do país.