NOTÍCIAS

Controladoria | 13.11.25 - 19h00

Procon Recife promoveu palestra para orientar público 60+ sobre fraudes e golpes digitais

img_alt

O público 60+ lotou o auditório o Compaz Dom Helder Câmara, no bairro do coque e participou ativamente tirando várias dúvidas.

  

Um auditório lotado do público 60+ e atentos às dicas e orientações do Procon Recife na palestra “Compras Seguras: Não Caia em Golpes!”, realizada hoje no Compaz Dom Helder Câmara-, no Coque.

A palestra foi ministrada pela secretária executiva de Defesa do Consumidor do Recife, Cristiane Moneta, que apresentou dicas e exemplos rotineiros para auxiliar os consumidores idosos a reconhecer sites confiáveis, identificar falsas promoções, evitar armadilhas digitais e proteger os dados pessoais de criminosos.

Os participantes foram orientados que os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços têm que manter ou disponibilizar informações claras sobre produtos, serviços e seus respectivos valores. 

Cristiane Moneta explicou que é recomendável que o consumidor não deixe salvo os dados de cartões no celular( para não ter prejuízo em caso de roubo), assim como ele não é obrigado a fornecer o número do CPF em compras em lojas físicas com valor inferior a mil reais, no caso de Pernambuco. “O consumidor deve ter cuidado com links e anúncios, podem ser armadilhas e golpes on line. É melhor consultar diretamente o site da empresa e procurar usar senhas fortes para cada site., se for o caso.

“Em compras on line, o consumidor tem o direito do arrependimento e pode desistir da compra em até sete dias, após o recebimento do produto, tendo o direito de receber o valor da compra, inclusive, o frete.”, afirmou Cristiane Moneta.

“A palestra teve o objetivo de diminuir a vulnerabilidade das pessoas idosas em ambiente de compras, especialmente nas compras on-line, aumentando sua autonomia, segurança e qualidade de vida, considerando ser esse o público que mais vem sofrendo diversos ataques de golpes e fraudes virtuais”, destacou Cristiane Moneta.