João da Costa lança Plano de Apoio ao Desenvolvimento do Esporte
O plano é composto por ações que irão viabilizar administrativa e economicamente as entidades de várias modalidades esportivas
Por Pedro Oliveira
Nesta terça-feira (13), em almoço com presidentes de federações e ligas esportivas, o prefeito João da Costa lançou o Plano de Apoio ao Desenvolvimento do Esporte no Recife. A iniciativa é composta por ações que irão viabilizar administrativa e economicamente as entidades de várias modalidades esportivas. O pacote de ações também possui medidas para incentivar o surgimento de novos atletas e reforçar o número de eventos esportivos na capital pernambucana. Mais de 70 entidades esportivas marcaram presença no lançamento, que aconteceu em um restaurante na Imbiribeira.
Entre as principais medidas do plano está o reforço do Calendário Esportivo do Recife para o ano de 2012. Para isso, a Prefeitura aumentará o apoio e o patrocínio a eventos de variadas modalidades desenvolvidas pelas entidades esportivas. Com isso, a administração municipal pretende estimular a prática de esportes entre os recifenses. “Temos uma política de esporte que promove a prática de saúde, vida saudável, cidadania e inclusão social, mas o esporte vive de desempenho, e para produzir resultados é preciso estruturar as entidades para que possamos caminhar juntos”, afirmou o prefeito João da Costa.
Além disso também fazem parte do plano dois projetos de lei. Um deles, que está sendo encaminhando pelo executivo para a Câmara, irá contemplar entidades e atletas estipulando o perdão das dívidas das entidades relativas ao Imposto Sobre Serviços (ISS),junto ao município, dando um impulso ao desenvolvimento do esporte na capital pernambucana. “Muitas entidades tem dívidas com a Prefeitura que os impede de patrocinar diretamente uma competição e poder apoiar um atleta. Isto acontece há cerca de 20 anos. Em nenhum momento da história da cidade as entidades tiveram esse apoio da PCR”, disse Eduardo Granja, diretor-presidente do Geraldão e Secretário de Juventude.
O outro projeto de lei, enviado à câmara no dia 18 de novembro, prevê a criação do programa Atletas do Recife. A ação visa fornecer ajuda de custo para atletas jovens, fortalecendo o trabalho de base. Esta bolsa seria destinada às revelações de cada modalidade, de 12 a 19 anos, contemplando os atletas que não podem concorrer às bolsas-atleta do Estado e do Governo Federal. “Agradeço muito à Prefeitura que acreditou em mim no início da minha carreira e me deu apoio e hoje com a bolsa Atletas do Recife muitos outros poderão ter a mesma oportunidade que tive”, elogiou Mirella Mendonça, carateca bicampeã mundial.
Segundo Warlindo Carneiro, Presidente da Federação Pernambucana de Atletismo, a iniciativa da Prefeitura do Recife é histórica e inédita no Brasil. “Estou há 22 anos nesta luta de dirigir uma federação e pela primeira vez estamos vendo uma gestão que tem o compromisso de alavancar o esporte. O que estamos