NOTÍCIAS

Cultura | 13.12.12 - 18h28

Prefeito João da Costa prestigiou o lançamento do Claro 4GMax

No Brasil, Recife é pioneira na comercialização da nova tecnologia

[caption id="attachment_29619" align="alignleft" width="334"] No Brasil, Recife é pioneira na comercialização da nova tecnologia. Foto: Fernando Silva[/caption]

O prefeito do Recife, João da Costa, prestigiou, na tarde desta quinta-feira (13), o lançamento da tecnologia Claro 4GMax, que aconteceu no JCPM Trade Center, situado no Pina. O evento contou com a participação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do presidente da Claro, Carlos Zenteno. A capital pernambucana é a primeira cidade do país a comercializar a tecnologia.

Na ocasião, a pedido do presidente da Claro, o prefeito João da Costa entregou o primeiro modem 4G para Josemar dos Reis, cliente da operadora. Para o gestor municipal, a nova tecnologia ratifica o compromisso da gestão com os serviços tecnológicos. “A chegada do 4GMax mostra o potencial do Recife e o trabalho que vem sendo realizado. Colocamos como prioridade estruturar e transformar a capital pernambucana em uma cidade prestadora de serviços modernos. Ampliamos o Polo de Tecnologia da Informação para Polo da Economia Criativa”, declarou o prefeito.

O Recife foi escolhido porque fica localizado em uma região estratégica para Claro e tem condições técnicas favoráveis. O Estado de Pernambuco tem 93% da população urbana coberta pela operadora. “Escolhemos o Recife porque a cidade representa um crescimento econômico e tecnológico. A cidade emprega mais de cinco mil profissionais em tecnologia. A legislação de antenas no Recife tem regras que possibilitam a instalação da tecnologia, que outras cidades não têm”, afirmou Carlos Zenteno.

Em agosto deste ano, a operadora realizou uma oferta experimental do 4G em três cidades: Búzios e Parati, no Rio de Janeiro e em Campos do Jordão, em São Paulo. “O Brasil precisa de uma tecnologia diferenciada, pois temos eventos importantes como a Copa das Confederações, do Mundo e as Olimpíadas de 2016. Nos próximos três anos, o volume de dados que trafega na rede, no Brasil, vai crescer 12 vezes mais que o número normal”, disse Paulo Bernardo, ministro das Comunicações.

A tecnologia chega ao Recife com capacidade 5Mhz+5Mhz e, gradativamente, atingirá a faixa completa de 20Mhz +20Mhz, totalizando os 40Mhz. Até 2013, a tecnologia 4GMax estará disponível nas cidades-sede da Copa das Confederações e as demais cidades seguirão o cronograma da Anatel.