NOTÍCIAS

| 13.12.13 - 13h13

Noite brasileira encerra temporada 2013 da Orquestra Sinfônica do Recife

Composições de Capiba, Carlos Gomes e Alberto Nepomuceno fazem parte do programa

O maestro Marlos Nobre, que recentemente recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, maior reconhecimento do governo federal a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cultura, fará o último concerto do ano com a Orquestra Sinfônica do Recife, na próxima terça-feira (17). Com um programa exclusivo de autores brasileiros, incluindo pernambucanos como Capiba e o próprio Nobre, a apresentação acontece às 20h, no Teatro de Santa Isabel, com entrada franca.

Na primeira parte estão a abertura da ópera “O Guarany”, do paulista Carlos Gomes, e a peça “Concertantes do Imaginário”, peça para piano e orquestra de cordas que Marlos Nobre dedicou à esposa e também pianista Maria Luiza Corker. Inspirada em três poemas de Cecília Meirelles, é talvez a obra mais romântica do maestro, que recorre ao material barroco. Durante a execução de Concertantes, Marlos Nobre busca um virtuosismo plural, atuando como pianista, regente e compositor.

Neste concerto, inteiramente dedicado a autores brasileiros, constam os dois Batuques mais executados na leitura sinfônica mundial: o do cearense Alberto Nepomuceno, extraído da “Série Brasileira”, e o do carioca Lorenzo Fernandez, da suíte “Reisado do Pastoreio”. As referências nacionais continuam com um dos seis movimentos da peça afro-brasileira “Maracatu de Chico Rei”, do paulista Francisco Mignone, com seu bailado sinfônico em primeira audição no Recife. A novidade da noite fica por conta do “Bolero”, de Lourenço Barbosa, o nosso Capiba, livremente inspirado no de Ravel, mas com acentuado cunho armorial, pelo arranjo de Clóvis Pereira, outro mestre pernambucano.

As atividades da Orquestra Sinfônica do Recife serão retomadas logo após o Carnaval, em 2014.

Serviço:
Orquestra Sinfônica do Recife – Último concerto da temporada 2013
Data: 17 de dezembro (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel
Entrada Franca – Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, a partir das 19h
Informações: 3355-3322