NOTÍCIAS

Cultura | 13.12.13 - 10h18

Parque das Esculturas vai receber nova obra de Brennand

 

[caption id="attachment_41721" align="aligncenter" width="680"] Serpente marinha terá cerca de 20 metros de comprimento e será entregue até março.[/caption]

O Parque das Esculturas vai atrair ainda mais visitantes. No fim da tarde desta quinta (12), o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, em nome do prefeito Geraldo Julio, anunciou a aquisição de uma nova obra do artista plástico Francisco Brennand, além do plano de restauro que será realizado em todas as 90 obras existentes no parque, que sofrem o desgaste do tempo e da maresia. A previsão é que a nova obra, uma serpente marinha, com cerca de 20 metros de comprimento e coberta com bronze, seja entregue até março de 2014.

“Em julho, fiz uma visita à Oficina, para me encontrar com Brennand, e levar até ele o interesse do prefeito em ter mais uma obra no local. Ele aceitou o convite e ficou super feliz com a notícia da nova peça e do restauro das obras no Parque. Agora é a nossa vez de anunciarmos isso, com alegria, para a população”, afirmou Carreras, em solenidade no Mollhe de Brasília Teimosa. Na ocasião, o Governo do Estado também estava entregando a urbanização de todo o molhe e a luz cênica do parque.

O restauro das obras do parque ficará a cargo do também artista plástico Jobson Figueiredo, que há anos trabalha com Brennand. Além do anúncio de restauro das peças e instalação da nova obra de Brennand, a prefeitura, através da Emlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana), já realizou obras de reparo e manutenção da infraestrutura do parque.

Entre as obras já realizadas pela prefeitura estão: recuperação da cancela da entrada do parque, de trechos do pavimento, do guarda corpo em aço e corda (parte de proteção do parque voltada para o lado do rio), instalação de lixeiras, pintura do píer de acesso e retirada de lixo no molhe (carcaças dos carros e embarcações). A Secretaria de Turismo e Lazer também já instalou uma nova placa de sinalização turística no local. Será feita, ainda, a ampliação do enrrocamento de pedras (parte de rochas existentes, voltadas para o lado do mar).

A urbanização do Molhe de Brasília Teimosa, realizada pelo Governo do Estado, contemplou alargamento da via de acesso; construção de três mirantes com rampas de acessibilidade, píer flutuante de madeira, estacionamento com sete vagas, banheiros com acessibilidade, guarita e posto policial; além da instalação de uma nova iluminação para a via e iluminação cênica para o Parque das Esculturas.

Inaugurado em 29 de dezembro 2000, o Parque das Esculturas foi idealizado pelo próprio artista Francisco Brennand, integrando o projeto “Eu vi o mundo… Ele Começava no Recife”, como parte das comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil. O local possui 90 esculturas, entre sereias, pássaros e o ovo primordial. O maior destaque é para a peça Flor de Cristal, a grande flor elíptica, com 32 metros de altura, confeccionada em argila e bronze, inspirada numa flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx.