NOTÍCIAS

Esportes | 13.12.13 - 16h24

Pentacampeão Denílson acompanha decisão do Recife Bom de Bola

Ex-atleta da Seleção Brasileira, do São Paulo e do Betis prestigia final da categoria Sub-17, entre o Inter da Linha do Tiro e o Formoso da Macaxeira, às 8h deste sábado

O pentacampeão Denílson prestigia, neste sábado (14), às 8h, a grande final da categoria Sub-17 da Copa dos Campeões, que reúne os 64 melhores times do Recife Bom de Bola, campeonato de futebol de várzea promovido pela Prefeitura. O ex-atleta do São Paulo, do Real Betis e da Seleção Brasileira acompanha a decisão entre o Inter da Linha do Tiro e o Formoso da Macaxeira, no campo da Vila da Sudene, no Ipsep. Pela categoria Aberto, às 15h, no mesmo local, o São Caetano (Torrões) disputa o título com o Bahia, de San Martin.

Formado pelo São Paulo, o atacante foi vendido para o Real Betis, da Espanha, por US$ 32 milhões, na transferência mais cara da história mundial até então. Denílson sagrou-se vice-campeão da Copa de 1998, na França, e participou da conquista do pentacampeonato em 2002, na Coreia/Japão. Desde então, atuou por times como Bordeaux (França), Al-Nassr (Arábia Saudita) e Palmeiras, tornando-se comentarista esportivo após o término da carreira de jogador.

Com o encerramento dos jogos do Sub-17, cresce a expectativa sobre a escolha dos 11 melhores atletas da categoria, a serem definidos por uma comissão especial, formada pelo técnico Hugo Benjamin, pelos ex-jogadores Luciano (Santa Cruz) e Gena (Náutico) e os jornalistas Marcelo Cavalcante, Lenivaldo Aragão e Álvaro Filho. Os selecionados, um em cada posição, serão contratados pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e cedidos, por empréstimo inicial de 3 meses, aos clubes da primeira divisão do Estado, ganhando oportunidade concreta de vencer na vida por meio do futebol.

Legado - Primeiro grande legado esportivo da Copa do Mundo para a capital pernambucana, o programa Recife Bom de Bola usa o esporte como plataforma para um conjunto de ações, incluindo o torneio de futebol, que reuniu mais de 500 equipes e 13 mil atletas de toda a cidade; ações de combate à violência; descoberta de talentos; e requalificação dos campos de várzea. O programa vai se integrar ao Pacto pela Vida, ajudando a levar cidadania aos bairros com maiores índices de violência e utilizando o potencial do esporte para afastar os jovens da criminalidade.

NÚMEROS DO RECIFE BOM DE BOLA:

1ª FASE

- 22 campeões regionais
- Mais de 13 mil atletas
- Mais de 500 times inscritos
- 4 categorias (Sub-15, Sub-17, Aberto Masculino e Feminino)
- Mais de 100 juízes
- Cerca de 1.000 partidas realizadas em todas as 6 RPAs do Recife
- Mais de 50 troféus distribuídos na 1ª etapa
- Cerca de 1,5 mil medalhas para os finalistas da 1ª etapa
- Mais de 20 troféus de artilheiros
- Mais de 20 troféus de melhor goleiro

COPA DOS CAMPEÕES

- 4 campeões gerais
- 11 atletas escolhidos na categoria Sub-17 assinarão contrato com a FPF para atuar nos clubes do Campeonato Pernambucano 2014