Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.12.17 - 12h49

Recife faz mobilização no Dia D de Combate às arboviroses

700 asaces alertam população nesta sexta-feira, 15, para o controle do Aedes aegypti

 

A Secretaria de Saúde do Recife por meio das equipes de Vigilância à Saúde da Prefeitura do Recife promove nesta sexta-feira (15), Dia no D de Combate ao Aedes aegypti, diversas ações educativas de prevenção às arboviroses, com mais de 700 Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) envolvidos. A partir das 8h30, a equipe da vigilância ambiental capacitará cerca de 50 brigadistas, no Hospital da Mulher do Recife, no Curado. Após a capacitação os brigadistas do HMR acompanharão a instalação de ovitrampas (armadilhas contra o mosquito) na extensão do Hospital. São funcionários do próprio HMR que passam a cuidar para que não haja foco do mosquito na unidade.

A programação segue durante todo o dia com mutirões de controle do mosquito em comunidades, palestras, atividades lúdicas e panfletagem em vários locais da cidade. (Veja programação). Para chamar a atenção da população que não deve “baixar a guarda” com os cuidados para evitar condições favoráveis de reprodução do Aedes aegypti – transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika -, a mobilização será levada a vários segmentos. Unidades de saúde, escolas, avenidas, terminais de passageiros de ônibus e metrô vão ter Asaces realizando atividades para orientar as pessoas sobre controle dos focos do mosquito.

Brigada - A Brigada de Combate ao Mosquito, lançada recentemente pela PCR, tem como proposta organizar um grupo de pessoas em empresas públicas e privadas que serão responsáveis para atuar na prevenção ao Aedes aegypti. Para isso, brigadistas nas empresas serão capacitados pela Vigilância Ambiental do Recife para coordenar e executar atividades de rotina com o apoio da Secretaria de Saúde - diariamente e/ou semanalmente -, conforme o tipo de imóvel e características do ambiente, para controlar o possível aparecimento de focos de reprodução do mosquito.

CONSULTE AQUI A PROGRAMAÇÃO