Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 13.12.18 - 15h42

CTTU altera circulação em vias da Zona Norte a partir deste sábado (15)

Mudanças acontecerão no cruzamento da Avenida Professor José dos Anjos com a Estrada Velha de Água Fria

CONSULTE O MAPA AQUI

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai alterar, a partir deste sábado (15), a circulação em vias do bairro do Arruda e Tamarineira, na Zona Norte do Recife. A mudança consiste na eliminação dos giros à esquerda existentes no cruzamento da Avenida Professor José dos Anjos com a Estrada Velha de Água Fria. Com a diminuição dos movimentos possíveis ao condutor, a medida irá garantir maior fluidez e segurança viária aos pedestres e condutores. 
 
Com a eliminação dos giros à esquerda no cruzamento, o condutor que segue pela Estrada Velha de Água Fria em direção ao bairro de Água Fria e deseja virar à esquerda na Avenida Professor José dos Anjos no sentido Avenida Norte, deverá cruzar a Avenida Professor José dos Anjos e retornar à direita pela Rua Ramiz Galvão, girar novamente à direita na Rua João Liberato e outra vez à direita na Rua Bolivar para seguir pela Avenida Professor José dos Anjos. (rota azul)

O motorista que vem pela Estrada Velha de Água Fria em direção ao Parnamirim e desejar dobrar à esquerda na Avenida Professor José dos Anjos, no sentido Arruda, deverá cruzá-la e retornar à direita na Rua José de Vasconcelos. (rota laranja) 

Se o condutor está na Avenida Professor José dos Anjos no sentido Arruda e deseja acessar a Estrada Velha de Água Fria à esquerda, para o bairro de Água Fria, deverá cruzá-la e retornar à direita na Avenida Engenheiro Agamenon Magalhães Melo. Depois, ele deve girar novamente à direita na Rua Cícero Dias da Cruz e seguir à direita. (rota amarela) 

Se o motorista segue na Avenida Professor José dos Anjos no sentido Avenida Norte, com intenção de acessar a Estrada Velha de Água Fria à esquerda no sentido Parnamirim, deverá cruzar a Estrada Velha de Água Fria e retornar à direita pela Rua Desembargador Heraclito. Em seguida, girar à direita na Rua Jacob e na Rua José Fulco para chegar ao seu destino final. (rota verde).

Para garantir a fluidez no acesso às novas rotas, algumas vias deixam de ter sentido duplo de circulação. A Rua Cícero Dias da Cruz passa a ser mão única no sentido Estrada Velha de Água Fria; a Rua João Liberato, no trecho entre as ruas Ramiz Galvão e Bolivar, torna-se mão única no sentido Rua Bolivar; e a Rua Dr. José Fulco passa a ser mão única no sentido Estrada Velha de Água Fria.
 
Para regulamentar a mudança, a CTTU vai realizar a manutenção de toda sinalização vertical e horizontal das vias, incluindo 79 placas de sinalização e 44 faixas de pedestres. Além da mudança de circulação, a CTTU também irá disciplinar o estacionamento em todas as vias indicadas para retorno. A partir do sábado (15), agentes e orientadores de trânsito serão destacados para auxilias os condutores e pedestres durante os primeiros dias da intervenção.
 
OUTRAS MUDANÇAS – A mudança de circulação no cruzamento com a Estrada Velha de Água Fria com a Avenida Professor José dos Anjos, no bairro do Arruda, faz parte de um conjunto de ações implantadas pela CTTU que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), tem se empenhado para encontrar soluções eficazes para garantir um trânsito cada vez melhor e mais seguro para todos. Desde o início da gestão, em 2013, já foram implantadas mais de 100 intervenções no trânsito do Recife.