Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.12.21 - 17h47

Samu Recife completa 20 anos de atendimento à população

img_alt

Prefeitura do Recife inaugurou serviço em 2001 e hoje realiza média de 3,8 mil atendimentos por mês. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

Inaugurado pela Prefeitura do Recife em 21 de dezembro de 2001, o Samu 192 está completando 20 anos de atendimento à população recifense. Para celebrar a data, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está com uma programação especial, voltada para seus cerca de 730 funcionários, entre equipe administrativa, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, enfermeiros e médicos.

Nesta quarta (dia 15), das 14h às 16h, as equipes se reúnem na Arena Pernambuco para um amistoso de futebol. No dia seguinte (dia 16), às 18h, será realizado um culto ecumênico na sede do Samu, que fica na av. Manoel Borba, 951, Boa Vista. E durante esta semana até o dia 17, serão entregues os presentes e alimentos arrecadados na 11ª edição do Samu Solidário, além da entrega de placas de homenagem aos parceiros da instituição. Os donativos serão distribuídos para cerca de 220 crianças e famílias de diversas instituições.

O coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, ressalta que, nesses 20 anos de funcionamento, o crescimento do serviço, o avanço na tecnologia para o atendimento à população e o papel da instituição durante a pandemia da covid-19. “No início da pandemia, não tínhamos vacina nem conhecimento sobre a doença. Mesmo com todo o risco, nossa equipe se empenhou muito e o Samu tem sido, sobretudo na fase mais severa da pandemia, o braço do SUS mais próximo da população, chegando em locais de difícil acesso”, comenta.

Hoje, o Samu Recife conta com uma frota de 24 ambulâncias nas ruas para realizar uma média de 3.800 atendimentos por mês. “Mas, no ano passado, quando a pandemia aumentou muito os nossos atendimentos, chegamos a trabalhar com 30 ambulâncias”, lembra Leonardo Gomes. A Central de Regulação Médica do Samu 192 Metropolitano também regula os chamados para quase 140 ambulâncias de 71 municípios de Pernambuco, além de Fernando de Noronha. Outro trabalho de destaque é feito através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, que tem atuado em escolas e creches municipais, com o combate ao trote, primeiros socorros, orientações sobre engasgo e treinamento de respiração cardiopulmonar.