Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 13.12.22 - 14h14

CTTU faz ordenamento de trânsito na Rua Padre Inglês com estacionamento rotativo e nova ciclofaixa

img_alt

Via, localizada no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, abriga pontos de interesses como universidades, igreja e clínica médica, que aumenta o fluxo de pessoas e meios de transporte no local. (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)

Para melhorar a segurança viária na Rua Padre Inglês, localizada na área central da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), fará, a partir desta quarta-feira (14), um ordenamento da circulação para garantir espaço para todos os atores do trânsito presentes na área - pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e usuários de táxis. Para viabilizar o projeto, foi feita a implantação de sentido único em toda a extensão da via em direção à Avenida Conde da Boa Vista.
 
Para os pedestres, a CTTU implantou áreas de urbanismo tático visando alargar a calçada em alguns trechos. Atualmente, algumas áreas da via não têm esse espaço e as pessoas que andam a pé se locomovem no leito viário, disputando espaços com os veículos motorizados. A sinalização na cor verde na via separou o espaço para os pedestres andarem em segurança no local. Novas travessias também foram implantadas e uma faixa de pedestres elevada vai garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência entre os dois lados das calçadas. Já os ciclistas receberão uma nova ciclofaixa que vai se conectar com o equipamento da Rua Fernandes Vieira e seguirá até a Avenida Conde da Boa Vista. 
 
Os condutores motorizados de carro e moto terão as áreas de estacionamento democratizadas com vagas rotativas de Zona Azul. Cada usuário poderá estacionar o seu veículo por duas horas e renovar uma vez permanecendo, no máximo, por até quatro horas na área. Essa medida vai fazer com que mais pessoas possam utilizar o estacionamento. Haverá vagas de estacionamento especial para pessoas com deficiência e idosas, além  de vagas de carga e descarga. O ponto de táxi será mantido próximo à Avenida Conde da Boa Vista.