Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.12.23 - 21h57

Centros de Testagem do Recife atenderão por agendamento

População pode acessar o Conecta Recife para reservar horário. Medida visa promover maior praticidade e conforto para a população, além evitar aglomerações

A Secretaria de Saúde do Recife está abrindo agendamento, via Conecta Recife (site e aplicativo), para teste rápido de Covid-19 nos centros instalados no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e na Unidade Básica Tradicional José Dustan, na Iputinga. Devido à grande procura, essa é uma estratégia para organizar a logística de atendimento e também evitar aglomerações, fator de risco para a disseminação do vírus. A demanda para os testes deixará, portanto, de ser espontânea a partir de amanhã (quinta-feira, 14).

 

“Nas duas últimas semanas, verificamos um grande aumento na procura por testes de Covid-19, passando de uma média de 500 testes realizados por semana, em novembro, para 4.080 testes na primeira semana de dezembro, com positividade de 35,6%. Hoje, no Recife, a Prefeitura está disponibilizando esse serviço em dois centros de testagem, sendo um desafio o provimento de insumos, pelo aumento brusco na procura por testagem em todo o município. Para evitar aglomerações e controlar melhor o estoque de testes, voltamos a ofertar testagem exclusivamente por agendamento, exceto para grupos prioritários”, explica a secretária-executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath.

 

Os agendamentos abrem todo dia, sempre a partir das 15h do dia anterior à oferta dos testes, através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vamos-testar/). Para ter acesso aos exames, basta que os munícipes compareçam a um dos dois centros de testagem da cidade portando comprovante de residência na capital e documento de identificação com foto. O agendamento é para o público em geral, à exceção dos grupos prioritários, que são idosos a partir dos 60 anos, gestantes, pessoas com deficiência e crianças com até 5 anos de idade.

 

 

CENTROS - A Secretaria de Saúde do Recife mantém abertos, de domingo a domingo, dois centros de testagem para covid-19, estrategicamente instalados ao sul e ao norte da cidade: na Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan (rua Maurício de Nassau, s/n, Iputinga), de 8h às 12h e de 13h às 17h, e no Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, das 8h às 17h.

 

QUANDO TESTAR E ORIENTAÇÕES GERAIS – A recomendação para fazer exame diagnóstico é, preferencialmente, para pessoas com sintomas gripais, a exemplo de febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alteração no paladar ou olfato. Caso haja positivação, a recomendação é de isolamento por 7 dias após os primeiros sintomas ou a partir da data do teste, para os casos assintomáticos. Passado esse período e depois de 24 horas sem sintomas, o paciente pode voltar ao convívio social. Não é necessário fazer um novo teste com o objetivo de obter a negativação da doença.

 

VACINAÇÃO – A melhor forma de prevenir a Covid-19 ou amenizar seus sintomas é manter o calendário vacinal atualizado. A rede de saúde da capital conta com 170 salas de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Além disso, quatro shoppings da capital (Recife, em Boa Viagem, RioMar, no Pina, Boa Vista, na área central da cidade, e Tacaruna, em Santo Amaro) oferecem o imunizante todos os dias da semana, das 9h às 19h. Já o Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, em Casa Forte, oferece vacinação todos os dias da semana, das 8h às 18h. Nos finais de semana, a Prefeitura monta pontos itinerantes de vacinação, em centros de compras, praças, parques e locais de grande circulação. A população pode acompanhar essa programação no site da Prefeitura ou através do Conecta Recife. A listagem completa pode ser conferida aqui: https://minhavacina.recife.pe.gov.br/.

 

“Temos, em circulação no País, diversas variantes e sublinhagens da Ômicron. Por isso, é preciso estar com o calendário vacinal em dia, e não apenas no que se refere à Covid, mas também à influenza e demais doenças. De modo geral, a maioria dos casos da covid-19 tem apresentado sintomas mais leves, mas é preciso manter a vigilância, especialmente em relação aos grupos de maior risco, a exemplo de idosos a partir dos 60, pessoas imunocomprometidas ou com comorbidades. Para esse público específico, estamos com a campanha de reforço da vacina bivalente”, explica Nádia Carneiro, gerente do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde do Recife.