NOTÍCIAS

Cultura | 14.01.12 - 17h05

Campanha educativa informa motoristas sobre novas regras de carga e descarga

A partir da proxima segunda-feira (16), veículos só poderão realizar a operação  nas vias do Centro com o bilhete de Zona Azul e por, no máximo, uma hora

Com o objetivo de informar e conscientizar motoristas e comerciantes sobre os novos critérios para as operações de carga e descarga no Centro da Cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), iniciou, neste sábado (14), uma campanha educativa nas ruas dos bairros, como São José e Santo Antônio, envolvidos nas mudanças. A iniciativa representa a largada para o conjunto de medidas que serão adotadas neste ano através do Plano de Ações para o Trânsito para melhorar o tráfego e as operações de carga e descarga.

Pela manhã, a equipe de arte-educadores percorreu as vias próximas ao Mercado de São José, como a ruas das Calçadas, do Jardim, do Forte e o Cais de Santa Rita. Para reforçar as mudanças das vagas existentes destinadas ao serviço em espaços de Zona Azul de carga e descarga, foram distribuídos panfletos informativos com as novidades. As novas regras começam a valer a partir da próxima segunda-feira (16),

A atividade com os arte-educadores continua durante toda a próxima semana, sempre pela manhã e tarde, nas ruas dos quatro bairros que dispõem das vagas de Zona Azul: São José, Santo Antônio, Boa Vista e Recife. “A CTTU está aberta para que os empresários, distribuidores e qualquer cidadão possam esclarecer qualquer dúvida sobre as vagas de Zona Azul para Carga e descarga. Desde o lançamento do Plano de Trânsito, feito pelo prefeito João da Costa, estamos recebendo representantes de empresas e explicando o nosso objetivo e a importância da colaboração de todos para melhorar o trânsito do Recife”, destacou a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa.

Motorista de entrega de mercadorias há mais de 10 anos, Marcelo Severino da Silva, considera que as mudanças serão boas para o seu trabalho. “Acredito que vai melhorar o trânsito e facilitar o serviço, mas é importante a fiscalização”, afirmou.

Nova regulamentação - São mais de 130 espaços de Zona Azul distribuídos em mais de 30 ruas dos quatro bairros. Nessas vias já liberadas para a operação, as vagas serão destinadas, exclusivamente, para veículos de até seis metros de comprimento e o período de permanência será de, no máximo, uma hora. Com isso, será criada a rotatividade, liberando as vagas para outros veículos. Para fazer uso do espaço, o motorista ou a empresa do transporte deverá adquirir o talão de Zona Azul nos pontos de venda credenciados pela CTTU ao mesmo preço em que ele é vendido para os carros de passeio - R$ 1,00, o bilhete. O horário de funcionamento será o mesmo da Zona Azul comum, de 8h as 18h de segunda a sexta, e de 8h as 12h aos sábados.

Para garantir a identificação dos novos critérios, na última semana, a CTTU realizou a troca das placas de sinalização antigas pelas novas que indicam os espaços de utilização para as operações de carga e descarga de mercadorias nas ruas definidas. O Plano de Carga e Descarga ainda tem novas etapas para os próximos meses, a fim de melhorar o trânsito da Cidade. A ação irá disciplinar a circulação para caminhões de grande porte no Centro da Cidade; restringir esses veículos nos corredores de transporte nos horários de pico; e, por último, a liberação de carga e descarga apenas no horário noturno das grandes avenidas, como Boa Viagem e Abdias de Carvalho.