NOTÍCIAS

Cultura | 14.01.13 - 20h33

Seminário do Carnaval estreia com plateia lotada

Seminário do Carnaval (Foto: Clélio Tomaz) Seminário do Carnaval (Foto: Clélio Tomaz)

O interesse em conhecer e aprofundar os conhecimentos sobre a folia de momo recifense uniu cerca de 150 pessoas durante a abertura da 8ª edição do Seminário do Carnaval, que aconteceu na tarde de hoje (14/01), no auditório da Livraria Cultura. A plateia estava lotada para acompanhar a mesa temática “Carnaval do Recife: Manifestação do Espaço Vivido”, que foi ministrada pelo gerente da Casa do Carnaval, Mário Ribeiro, e contou com a participação dos coordenadores do Núcleo de Concursos e Formação Cultural da Secretaria de Cultura do Recife, Albemar Araújo e Zélia Sales, e dos carnavalescos Maurício Batista, do Clube Vassourinhas, e Claudio Brandão, do Clube de Bonecos Malaquias.

Durante toda a tarde de hoje, foram abordadas temáticas relacionadas aos concursos de agremiações promovidos pela Prefeitura do Recife, à cadeia produtiva do Carnaval e à mistura de religião, música e dança que existe em algumas das nossas tradições carnavalescas. Além disso, os aspectos históricos da festa foram apresentados ao público, assim como um vídeo sobre os processos de criação de alguns dos principais blocos e troças recifenses.

“A proposta desse seminário é compartilhar conhecimentos, trocar informações e formar novos públicos, a partir do diálogo com os carnavalescos de diversas agremiações, pesquisadores, professores e músicos que estão aqui presentes”, afirmou o gerente da Casa do Carnaval, Mário Ribeiro, que também reforçou a importância de fortalecer as pesquisas e a fundamentação teórica sobre as festas de momo. O impacto no turismo e na geração de empregos e renda, que acontece de forma direta e indireta, também foi destacado durante a abertura do 8º Seminário do Carnaval.

Para o músico Johnny Araújo, que está participando pela primeira vez do seminário, a grande importância dessa iniciativa da Prefeitura do Recife é valorizar a cultura local e contribuir para a qualificação dos profissionais envolvidos na festa. O ator e bailarino Thiago Leal também aprova o evento. Ele resolveu se inscrever no Seminário do Carnaval após participar do Seminário de Quadrilhas Juninas no ano passado. “Aprendi bastante durante sobre o São João e, como amo o Carnaval, também quis aprender mais sobre essa que é a melhor época do ano”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO

8º Seminário do Carnaval
Local: Livraria Cultura, Paço Alfândega
Horário: das 14h às 18h

16 de janeiro (quarta-feira)
Mesa temática: Samba, Sambadas e Batuques.
Palestrantes: Albemar Araújo, Geraldo Vital, Mário Ribeiro e Zélia Sales.
Mestres Carnavalescos: Hugo Castro (Maracatu de Baque Virado Nação Leão da Campina), Waldeck Melo (FESAPE), Clovis Cosme (Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria).

17 de janeiro (quinta-feira)
Mesa temática: Índios e Caboclos.
Palestrantes: Albemar Araújo, Geraldo Vital, Mário Ribeiro, Paulinho Mafe.
Mestres Carnavalescos: Amauri Rodrigues (Caboclinhos Tupã) e Cidiclei Simões (Índio Tupi Nambá).

18 de janeiro (sexta-feira)
Mesa temática: Bois e Ursos.
Palestrantes: Albemar Araújo, Geraldo Vital, Mário Ribeiro e Paulinho Mafe.
Mestres Palestrantes: Sandra Cristina (Boi Malabá) e Ivanildo Daniel (Urso do Vizinho).