Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 14.01.16 - 17h51

Museu da Cidade promove segunda oficina de cartonaria neste sábado

Atividade é gratuita e destinada a todas as idades


Neste sábado (16), o público tem a última oportunidade de participar da Oficina de Cartonaria promovida pelo Museu da Cidade do Recife. A atividade será realizada no horário das 15h às 17h, e tem inscrições gratuitas. O objetivo é incentivar a criatividade de crianças e adultos. O museu é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

Entre um dos principais atrativos da oficina está a possibilidade de pais e filhos criarem seus próprios calendários, usando muita tinta e alegria. Além de papelão e tinta colorida, os participantes poderão utilizar na confecção dos calendários os carimbos da Cartonaria Cinco Pontas – produto do Museu da Cidade. Os carimbos reproduzem imagens das 19 igrejas dos bairros de São José e Santo Antônio e da tipografia numérica criada na década de 50 pelo designer pernambucano Manuel Bandeira. Todos os participantes poderão levar suas criações para casa.

A oficina também visa a criação de livros e catálogos, além da sensibilização da população sobre a reutilização de materiais.

EXPOSIÇÕES – Durante o fim de semana, os visitantes poderão ainda conferir a exposição permanente Capibaribe Meu Rio, que reúne fotografias do rio desde a década de 1940 até os dias atuais, áudio de poetas que citam o Capibaribe em suas obras, e imagens cartográficas e curtas-metragens sobre o rio.

Também continua em cartaz no Museu até o dia 31 de janeiro, a Mostra Fotográfica sobre as Torres Sineiras do Recife. Até o início do século 20, seus balados eram considerados um importante meio de comunicação para a cidade e serviam para anunciar não só de eventos religiosos como procissões e cerimônias fúnebres, como alertavam a população sobre incêndios, revoltas e chegadas de navios. A projeção de imagens reúne fotografias das 19 torres sineiras dos dois bairros históricos, incluindo as extintas torres das igrejas dos Martírios e do Paraíso. A mostra possui registros do início da década de 40 até os dias atuais.

Serviço
Oficina de Cartonaria
Quando: Sábado (16 de janeiro)
Horário: das 15h às 17h
Local: Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, São José)
Inscrições gratuitas
Contato: 3355.9540/9558