Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.01.16 - 10h54

Secretaria de Saúde do Recife oferece teleconsultorias para profissionais tirarem dúvidas sobre arboviroses

A tecnologia possibilita a qualificação da rede e redução nos encaminhamentos a especialistas

A partir de hoje (12), profissionais da Secretaria de Saúde do Recife têm à disposição um canal de teleconsultoria para tirar dúvidas sobre infectologia. Um médico especialista atenderá médicos e enfermeiros por telefone para esclarecer dúvidas sobre dengue, chikungunya e zika. A ferramenta é uma das estratégias do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti executado pela Prefeitura do Recife.

O médico estará disponível para atendimento das chamadas nas terças e quintas-feiras, entre 9h e 12h. Nos outros horários, as dúvidas serão registradas pela Central de Teleatendimento, e o teleconsultor retornará a chamada, assim que possível, para o esclarecimento da dúvida. Os profissionais também poderão receber a resposta por e-mail e pela Plataforma de Telessaúde Healthnet.

“O objetivo desta ação é apoiar os médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde com o esclarecimento de dúvidas sobre as arboviroses, suas complicações, protocolos clínicos, formas de acesso a serviços especializados e possíveis condutas terapêuticas”, afirmou a secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Kamila Matos. Para utilizar o serviço, basta ligar 0800 081 0040 (Regulação em Saúde, chamada gratuita) e apresentar a questão para a Teleconsultoria em Infectologia.

Programa – O Telessaúde Recife utiliza das tecnologias da informação e comunicação para diminuir a distância entre trabalhadores de saúde e possibilitar troca de informações visando a melhoria da oferta dos serviços de saúde e da qualidade de vida da população. Em 2015, foram ofertadas 240 teleconsultorias nas áreas de otorrinolaringologia e proctologia. As consultorias possibilitam a qualificação da referência do usuário à atenção especializada, a redução dos encaminhamentos (e da fila de espera do SISREG) e a educação permanente dos profissionais.