Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 14.01.19 - 19h38

Abertas inscrições para eleição do Conselho de Direitos Humanos do Recife

Os interessados em representar a sociedade civil no CMDH devem trazer os documentos até a próxima segunda (21). Já as inscrições para o Conselho de Políticas sobre Drogas se encerram nesta terça (15).

Estão abertas, até a próxima segunda-feira (21), as inscrições para os interessados em participar da eleição do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife (CMDH). Vinculado administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, o conselho existe desde 2001 e é um órgão colegiado de caráter deliberativo, de controle social da política pública municipal de Direitos Humanos da cidade. Já as inscrições para o Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (Compad) se encerram nesta terça-feira (15).

A eleição dos representantes da sociedade civil para a composição do CMDH para o período de 2019 a 2020 será na manhã do próximo dia 31, durante o 2º Fórum de Eleição do CMDH. Serão escolhidos sete conselheiros titulares e igual número de suplentes, entre representantes de entidades que atuam na área dos Direitos Humanos. O mandato dos conselheiros eleitos é de dois anos. Os próprios candidatos são responsáveis pela votação.

A documentação necessária para inscrição está descrita no regulamento eleitoral disponível aqui e publicada no Diário Oficial do Município do último dia 29. Os documentos podem ser entregues até a próximo segunda, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na sala da Gerência Geral de Direitos Humanos, no 6º andar do edifício-sede da PCR, no Cais do Apolo. Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 3355-8218. A Comissão Organizadora do Fórum Eleitoral divulgará o resultado da análise da documentação dos candidatos a partir do próximo dia 25.

DROGAS – Também ligado à SDSJPDDH, o Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (Compad) encerra nesta terça as inscrições para três vagas que não foram preenchidas na primeira eleição, realizada no fim do ano passado. Podem se inscrever organizações da sociedade civil e movimentos sociais que trabalhem com inserção social, população em situação de rua e usuários e ex-usuários de álcool e outras drogas.

As inscrições estão sendo realizadas via Sedex ou de forma presencial na Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod), localizada no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura, no Cais do Apolo. A eleição também acontecerá no dia 31 de janeiro, das 14h às 17h, na sala de reunião da Sepod. A documentação necessária para inscrição está descrita no regulamento eleitoral disponível aqui.