NOTÍCIAS

Cultura | 14.02.14 - 17h04

Confira as prévias do Carnaval para este fim de semana

Fim de semana movimentado no Carnaval do Recife. De sexta-feira (14) até o domingo (16) tem atrações para todos os gostos e idades pela cidade. Em Boa Viagem, no sábado, acontece a prévia do projeto Praia Sem Barreiras, voltados para os deficientes físicos. Já a Rua da Aurora, no domingo, recebe o Aurora dos Carnavais. No mesmo dia também tem Festival Pré- AMP, na Rua da Moeda, e final do concurso de Passistas do Carnaval do Recife 2014, no Pátio de São Pedro.

Sexta-feira (14):

Rua da Moeda - Naná Vasconcelos reúne, na Rua da Moeda, a partir das 19h, os maracatus Nação Estrela Brilhante do Recife, Nação Raízes de Pai Adão e Nação Tigre. Junto com o coral do grupo VozNagô os maracatus prometem arrepiar os que passarão por ali. Mais tarde, às 21h, a folia fica por conta do bloco Sem Peneira Pra Suco Sujo que convida o grupo Afoxé Oxum Pandá para a mistura. E para não deixar o samba morrer: G.R.E.S Limonil e Projeto de samba Maria Pagodinho. A Rua da Moeda é uma das mais conhecidas do Recife Antigo, popular entre os jovens por aglomerar vários bares legais na mesma região. Para quem quer fazer um happy hour ou encontrar os amigos, os bares da rua são boas opções.

Sábado (15)

Praia sem Barreiras - Sábado é dia de folia na praia de Boa Viagem. Em parceria com a Universidade Maurício de Nassau, a Prefeitura da Cidade do Recife coloca o projeto Praia Sem Barreira em clima de Carnaval. Os usuários vão curtir o dia ao som de muito frevo com a Orquestra 100% Mulher. O projeto é destinado a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, oportunizando-lhes o lazer com o aparato técnico necessário. No entanto, amigos e familiares são sempre muito bem vindos, especialmente em datas festivas. A tenda da Praia Sem Barreiras, em Boa Viagem, disponibiliza ainda uma piscina plástica infantil, uma quadra para a prática do vôlei de praia sentado e também seis cadeiras anfíbias. É a partir das 8h da manhã até o meio-dia, no posto 8, em frente ao Internacional Palace.

Naná - O encontro desse sábado será entre Naná Vasconcelos e o grupo Maracatu Cambinda Estrela, localizado na rua Elias Gomes, 420, Chão de Estrelas, no Recife. O grupo é conhecido pelo investimento na alfabetização de seus membros, através de projetos sociais.

Rua da Moeda - Nas ruas, a Orquestra Frevo é Demais, Turma do Brinquedançar, Urso Zé da Pinga e Caboclinho Oxóssi Pena Branca irão desfilar a partir das 20h para animar os foliões que passarem na Rua da Moeda. No palco, mais uma etapa do Festival Pré-AMP.

Frevo – Tem mais uma eliminatória do Concurso de Passistas, a partir das 17h, no Pátio de São Pedro. A grande final acontece no domingo. Os candidatos têm que mostrar harmonia entre a música e a dança, leveza, desenvoltura e diversidade nos passos.

Serpentina – O sábado à noite é dia de festa no Clube Carnavalesco Misto Lenhadores do Recife. A partir das 22h tem o Baile das Serpentinas, que contará com uma orquestra de frevo e uma escola de samba. A regra é ir de fantasia!

Domingo (16)

Aurora - A Rua da Aurora se enche de cores e brilho durante a tarde deste domingo em mais uma edição do Aurora dos Carnavais. O encontro de blocos líricos e flabelos tem concentração a partir das 15h tanto no Barroso, quanto no Monumento Tortura Nunca Mais. Entre os homenageados deste ano estão: os blocos Cordas e Retalhos, das Flores, da Saudade, Esperança de Campo Grande e Fred Monteiro, representante do Flor da Vitória Régia. Para acompanhar os flabelos, a Orquestra Raízes Pernambucanas.

Rua da Moeda - Às 17h, para abrir o domingo com muita alegria, tem os desfiles da Orquestra de Frevo de Repente e do Balé Folclórico de Jaboatão. Às 18h, acontece o projeto Tem Bloco na Moeda, com o bloco Eu Quero Mais que mantém o ritmo da folia. Às 22h, começa a terceira e última etapa do Pré-AMP.

Marco Zero - Exalando cultura nacional, a Roda de Frevo com Orquestra de Frevo Independentes do Ibura e Balé Expressão e Arte de Pernambuco se apresentam às 17h no Marco Zero.

Dona Lindu - Quem mostra sua arte no Parque D. Lindu, neste domingo é o grupo de dança Em Movimento e a música fica por conta da Orquestra Capital do Frevo.

Final – A final do Concurso de Passistas acontece no Pátio de São Pedro a partir das 17h. Os candidatos têm que mostrar que são bons no frevo. A comissão julgadora estará atenta a postura cênica e a empolgação dos passistas.